"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

SUGESTÕES DO PALAVRA MÁGICA

TEATRO

O CAVALINHO AZUL

Remontagem de um dos maiores clássicos de Maria Clara Machado (1921-2001). É o velho João de Deus (representado alternadamente por Bernardo Jablonski e Rubens Camelo) quem narra a saga do menino Vicente (Christian Coelho). O garoto parte em busca do animal de estimação vendido por seus pais – um pangaré marrom para os adultos, um belo cavalinho azul para ele. Na produção caprichada, o elenco de 21 atores encena a trama em cenários com projeções digitais de imagens e ajuda de bem-acabados adereços de cavalos e elefantes. Direção de Cacá Mourthé.
O Tablado Avenida Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa, 2239-0229.

UM GAROTO CHAMADO RORBETO

De Gabriel O Pensador. Versão teatral do livro homônimo do escritor e rapper, que conquistou o Prêmio Jabuti em 2006. Na montagem que se desenvolve em ritmo de video-clipe, os cenários são substituídos por animações da dupla Renato e Ricardo Vilarouca projetadas em uma tela. Encena a história do menino que superou suas diferenças, já que, além do nome registrado errado pelo pai, ele tem seis dedos na mão direita. As músicas de Gabriel O Pensador, Tiago Mocotó e André Gomes são atrações à parte. Direção de Sura Berditchevsky.
Teatro das Artes Rua Marquês de São Vicente, 52 (Shopping da Gávea), Gávea, 2540-6004.

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO - O MUSICAL

O espetáculo, adaptação da obra de Monteiro Lobato por Flavio Souza, tem 18 atores atuando em grandes cenários, com projeções de vídeo, efeitos de luz e som e até voos cênicos. A trama se desenrola quando Narizinho descobre o Reino das Águas Claras e a boneca Emília se torna uma tagarela depois de tomar uma pílula falante.Direção de Roberto Talma.
Teatro Oi Casa Grande Av. Afrânio de Melo Franco 290, Leblon. 2511-0800


PARA NOSSOS LEITORES

Livraria infanto-juvenil MALASARTES. Shopping da Gávea - 3° piso. Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea.

PARA QUEM GOSTA DE CINEMA!

Aproveite para conhecer as salas de cinema do ESTAÇÃO VIVO, no Shopping da Gávea.
Conforto nas telas, com o melhor da programação do Circuito Estação; conforto para as pernas, com poltronas mais largas e chaises-longues nas salas; conforto na conversa, com mesas, cadeiras e puffs espalhados por um amplo saguão sob uma agradável clarabóia que permite a entrada luz natural; conforto para a gula, com quitutes e iguarias do café Ateliê Culinário;

AO AR LIVRE - Diversão para todas as idades!

Visita ao JARDIM BOTÂNICO - estufa de plantas carnívoras (ou insetívoras).
Rua Jardim Botânico, 1008.


Andar de pedalinho e alugar bicicletas tamanho-família na Lagoa Rodrigo de Freitas.

VISITA AO RIO ANTIGO - ARQUITETURA, ARTE, CONHECIMENTO E GASTRONOMIA

Centro Cultural Banco do Brasil
Prédio de arquitetura neoclássica com s
alas de exposição, cinema, teatro, salas de vídeo e restaurante.
Rua Primeiro de Março, 66. Centro.

Centro Cultural do Correio
Rua Visconde de Itaboraí, 20. Centro.

Casa França Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78. Centro.

Confeitaria Colombo
Uma viagem no tempo! Belíssima arquitetura, lanches saborosos e atendimento gentil!
Rua Gonçalves Dias, 32. Centro.

TECNOLOGIA E CULTURA

Oi Futuro
Espaço de convergência dedicado à arte, à tecnologia e ao conhecimento.
Rua Dois de Dezembro, 63. Flamengo.

SÓ PARA OS PAIS
O ZOOLÓGICO DE VIDRO - De Tennessee Williams.
A atriz Cássia Kiss, 51, matriculou a filha numa "escola dificílima" do Rio para lhe garantir a (suposta) preparação ideal para o vestibular. A menina pegou recuperação em matemática e só escapa da reprovação se ficar mais um ano no tal colégio. Mas não quer. Pronto: com a pequena encruzilhada familiar, Cássia pôde entender o "gostar errado" da mãe dominadora Amanda Wingfield, sua personagem na peça "O Zoológico de Vidro", do norte-americano Tennessee Williams (1911-1983).
"Eu, uma mulher moderna, atriz, que leio muito, cometo erros em nome da felicidade da minha filha. Preciso aprender a ouvi-la. O autoritarismo de Amanda é o jeito desgraçado dela e de a grande maioria das mães se relacionarem com os filhos, por meio de um amor que aprisiona", diz ela.
No texto, habitualmente encenado no Brasil como "À Margem da Vida", Amanda é uma mulher de meia-idade abandonada por um tipo que "se apaixonou pelas chamadas de longa distância e resolveu atendê-las pessoalmente".
Ela incumbe o caçula, Tom, funcionário de um depósito de sapatos que é o arrimo da casa, de encontrar um pretendente para sua irmã, Laura. Por conta de um defeito na perna, a jovem desenvolve uma timidez patológica - seus confidentes solitários são os animaizinhos de vidro de sua coleção, frágeis como sua autoconfiança. Direção de Ulysses Cruz . (Matéria de Lucas Neves - Folha de São Paulo)

Teatro Maison de France Av. Pres Antônio Carlos, 58 - Centro. 2544-2533.

SEM SAIR DE CASA - DVD, pipoca e guaraná!

Para crianças de todas as idades!

CAÇADORES DE DRAGÕES

Há perigo no Reino: um dragão está prestes a destruir o mundo! Uma garota decide ajudar seu tio, Lord Arnold, dono de um imenso castelo e de uma fabulosa fortuna, sai à procura de heróis iguais aos que ela conhece dos contos de fadas. Mas ao invés disso encontra Gwizdo e Lian-Chu, dois atrapalhados caçadores de dragão. Determinada a seguir com eles em sua aventura para salvar a terra. Zoe parte em uma viagem perigosa, para um mundo desconhecido de dragões adormecidos, que podem acordar a qualquer momento.

O CASTELO ANIMADO

Após ser amaldiçoada, uma jovem de 18 anos passa a ter 90 anos. Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Hauru. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.Dirigido por Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro). Recebeu uma indicação ao Oscar.

A VIAGEM DE CHIHIRO

Perdidos em uma viagem de mudança, Chihiro e seus pais acabam descobrindo uma misteriosa passagem que os leva até um mundo mágico. É lá que a jovem Chihiro precisará enfrentar uma jornada heróica para salvar seus pais, que foram transformados em porcos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Dirigido por Hayao Miyazaki.


Para os que estão crescendo!

ERA UMA VEZ

O filme transporta para o Rio de Janeiro atual a clássica história de Romeu e Julieta. Só que desta vez, o romance aparentemente impossível entre dois jovens enfrenta os limites do asfalto e da favela. O amos entre um garoto pobre do Morro do Cantagalo, Dé, e uma menina de família rica de Ipanema, Nina. Eles se conhecem no democrático espaço da praia e se apaixonam, mas suas diferenças logo começam a pipocar e a virar empecilho para o amor dos dois.


A LOJA MÁGICA DE BRINQUEDOS

Magorium (Dustin Hoffman) é um incrível senhor de 243 anos de idade, dono da loja de brinquedos mais fantástica do mundo. Tudo lá é mágico e parece ter vida. A única condição que se pede aos freqüentadores é muito simples: precisa acreditar para ver. Quando o Sr. Magorium decide se aposentar e deixar a loja para a encantadora Molly (Natalie Portman), coisas estranhas começam a acontecer.

COACH CARTER

Baseado numa incrível história verídica, Treinador Carter é o relato inspirador da vida do controverso treinador de basquetebol Ken Carter (o nomeado para os Óscares Samuel L. Jackson), que recebeu ao mesmo tempo rasgados elogios e ferozes críticas quando apareceu nos noticiários de todo o país por ter impedido a entrada no ginásio a todos os jogadores da sua imbatível equipa, devido aos jovens apresentarem péssimos resultados escolares.
Com os jogadores, os familiares e toda a comunidade a juntarem-se para terem a equipa de volta ao terreno de jogo, Carter terá de ultrapassar os obstáculos do meio social em que se integrou, para mostrar aos jovens que têm um futuro longe dos bandos de rua, das drogas, da prisão... e até mesmo do basquetebol.Co-interpretado pelo ícone da música pop, Ashanti, 'Coach Carter vai mantê-lo em jogo até ao fim, e à espera de mais'.

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA

J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan. Direção: Marc Forster

CORAÇÃO DE TINTA - O LIVRO MÁGICO

Mo Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Bennett), de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros. Até que um dia, ao passear por um sebo, Mo ouve vozes de "Coração de Tinta", um livro que não lhe traz boas recordações. Sua história possui castelos medievais e estranhas criaturas, com este universo tendo aprisionado a mãe de Meggie quando ela tinha apenas três anos. Mo sempre desejou encontrar o livro e salvar a esposa, mas agora precisa lidar também com o sequestro de Meggie por Capricórnio (Andy Serkis), que deseja dar vida a diversas criaturas malignas.Direção: Iain Softley

Para os já crescidos!

QUEM QUER SER MILIONÁRIO?

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e da violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia, ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. Vencedor de 8 Oscars.

ESTÔMAGO

Raimundo Nonato (João Miguel) acaba de chegar a São Paulo vindo do Nordeste. Ele não tem dinheiro algum, muito menos lugar para ficar. Quando consegue um trabalho informal num boteco, começa a mostrar sua verdadeira aptidão: a culinária. Sua coxinha logo faz sucesso e sua reputação faz com que consiga um trabalho num restaurante italiano. Ele se apaixona por Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que adora comer. Paralelamente, também acompanhamos seu dia-a-dia na prisão, onde Nonato é preso por um crime não-explicado - pelo menos em grande parte do filme. Lá, seus dotes culinários fazem com que seu espaço cresça cada vez mais.

O CLUBE DA LEITURA DE JANE AUSTEN

Sacramento. Bernadette (Kathy Baker) foi casada 6 vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn (Maria Bello) jamais se casou e está em depressão devido à morte de Pridey, seu cachorro. Sylvia (Amy Brenneman) é casada com Daniel (Jimmy Smits) e tem 3 filhos, mas sua vida está abalada pelo fato de que o marido está apaixonado por outra mulher. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe, devido aos problemas em seu casamento. Prudie (Emily Blunt) é uma jovem professora de francês de colegial, que casou-se recentemente com Dean (Marc Blucas) e teve que cancelar uma aguardada viagem para Paris devido a um problema nos negócios. Grigg (Hugh Dancy) é um técnico nerd, que gosta de participar de convenções de ficção científica. Um dia Bernadette sugere a criação do clube do livro "Sempre Austen o Tempo Todo", dedicado aos livros da escritora Jane Austen, alegando que ela é perfeita para curar os males do mundo. Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg aceitam fazer parte dele, o que faz com que todo mês o grupo se reúna para discutir um dos livros da escritora. Com o tempo eles se abrem sobre suas vidas, percebendo as mudanças neles ocorridas. Direção: Robin Swicord

Nenhum comentário: