"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA AS FÉRIAS

Que tal passar o tempo curtindo a elaboração de uma história, planejando um texto, brincando com as idéias e palavras? Escrever pode se tornar uma boa diversão! A atividade é optativa. Se você puder e quiser aceitar o nosso convite, será um prazer receber sua resposta pelo e-mail: s.mattos@globo.com

PARA OS ADOLESCENTES:

No projeto É TUDO VERDADE, assistimos ao filme Zuzu Angel e conhecemos a história verídica da famosa estilista brasileira que, nos anos 70, teve seu filho brutalmente assassinado. Zuzu tomou conhecimento das torturas pelas quais seu filho passou através de uma carta de um militante político, colega de Stuart Angel, que também foi vítima e testemunha da violência policial do regime autoritário. A estilista passou anos tentando provar a morte de seu filho, sem medo das ameaças que sofreu para que desistisse da sua luta. Acabou se tornando, ela própria, mais uma vítima da opressão. Zuzu foi uma mulher forte e determinada, que não se omitiu e nem se calou diante da repressão e da censura. Seu exemplo nos propiciou uma reflexão emocionada sobre a importância da liberdade de expressão e da existência de leis que garantam a nossa dignidade e a nossa segurança.

Pensando sobre essas questões, escolha uma das propostas abaixo para escrever um belo texto que seja o resultado das suas reflexões sobre liberdade, segurança e dignidade.

LEMBRE-SE: a exemplo dos textos de concurso e das provas escolares, seu texto não deverá exceder o limite de 30 linhas.

ATENÇÃO: Não esqueça de assinalar, ao lado do título do seu texto, qual das três propostas você escolheu.

PROPOSTA 1.
Escreva um texto de opinião (uma dissertação) que responda a seguinte questão:
“Podemos ter uma vida digna se não tivermos paz e liberdade?”

PROPOSTA 2.
Escreva uma carta a uma mãe, diferente daquela que Zuzu recebeu, relatando a ela boas notícias sobre seu filho. Idealize uma vida digna e segura para o rapaz, conquistada com liberdade e determinação, para ser relatada.

PROPOSTA 3.
Escreva uma história (uma narração) de uma família que enfrentou uma dura realidade, mas conquistou liberdade e uma vida digna e segura.

PARA AS CRIANÇAS:

No projeto É TUDO VERDADE, ouvimos e interpretamos músicas que falam sobre a realidade brasileira, entre elas escutamos e cantamos: “Problema Social”, “Burguesinha” e “Relampiano”.

Escolha uma das propostas abaixo para escrever um belo texto que seja o resultado das suas reflexões sobre injustiça social, liberdade de expressão e respeito.

LEMBRE-SE: a exemplo dos textos das provas escolares, seu texto não deverá ultrapassar o limite de 30 linhas.

ATENÇÃO: Não esqueça de assinalar, ao lado do título do seu texto, qual das três propostas você escolheu.


PROPOSTA 1.
Escreva um texto de opinião que comente a seguinte afirmação:
“O Brasil seria diferente se eu fosse o presidente.”

PROPOSTA 2.
Escreva uma carta para a sua mãe, dizendo a ela como seria o mundo que você sonha se todos tivessem as mesmas oportunidades.

PROPOSTA 3.
Escreva uma história (uma narração) sobre uma família que enfrentou uma dura realidade, mas conquistou uma vida digna e segura.

Nenhum comentário: