"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Correspondências


"AS PALAVRAS SABEM MUITO MAIS LONGE."
(Bartolomeu Campos Queirós)



Começamos um novo projeto intitulado CORRESPONDÊNCIAS, nele trabalharemos com a modalidade de texto carta. Conheceremos o livro Correspondência, de Bartolomeu Campos Queirós, e aprenderemos que as palavras quando bem escolhidas se tornam verdadeiros presentes. Algumas palavras precisam ser "acordadas" e outras queremos que "adormeçam" para sempre.
“Querido Mateus,

Palavras que amamos tanto, há muitos anos, dormem em dicionário. Hoje tirei do sono três palavras para dar de presente a você: Livre, Terra e Irmão.
Quando escritas, lê-se poesia; se faladas, são melodia; somadas, fazem um novo dia.

Com saudades, despede a
Ana”


“Sara, amada,

Como são fortes as palavras! Elas dizem coisas que só o coração escuta. Se escritas sobre papel claro, ficam mais iluminadas e eternas. Sei que as palavras podem abrir novo caminho.
Procurei dentro de mim alguma palavra dormindo. Só encontrei uma: Igualdade. Ela nos permite viver as diferenças.

Até muito em breve,
Lucas”


"Amigo Marcos,

Eu já falei do meu carinho pelas palavras. Mateus me escreveu. Dentro do envelope estavam três palavras escolhidas. Disse-me que Pátria, Trabalho e Justiça não podem ficar esquecidas. Guardei, com cuidado, no coração o seu presente. Sinto vontade de gritá-las. Sei que a terá inteira vai gostar de ouvi-las. Não vou acordar palavras para dar de presente a você. Peço sua ajuda para fazer dormir palavras que a muito andam acordadas: Fome, Opressão e Violência.

Todo carinho da
Maria"
(Bartolomeu Campos Queirós)
Queremos convidar os amigos do Blog do Palavra Mágica para uma ciranda de cartas. Escolha três palavras para dar de presente para os nossos leitores, escreva uma pequena carta e poste-a como comentário. Juntos expressaremos a força de nossas palavras!

63 comentários:

Gabriel da Costa Rodrigues disse...

Caro leitor,
Espero que reflita sobre esses presentes que lhe darei, três palavras que para mim são muito importantes. DIFERENÇA: seja diferente, ao invés de aceitar a opinião dos outros (Que você não acha ser a melhor, acha?), crie sua própria. FÉ: se você acredita que o ar existe, porque não acreditar em uma coisa mais simples: em si mesmo. MAGIA: desperte a magia de viver. Viva sem se arrepender.
Um abraço,
Gabriel da Costa Rodrigues

João Guilherme Itaborai disse...

Caros amigos do Palavra Mágica
Declarando a minha sorte de viver conforme o deslocamento do vento para o sul ou para o norte e o do sol para o leste ou para o oeste, descrevo a razão de meus pensamentos em três palavras que gostaria que dormissem e não mais acordassem: PASSADO, OPRESSÃO E INJUSTIÇA. E conforme a minha intuição do saber, palavras que acordassem, pois um dia elas foram esquecidas: FUTURO, IGUALDADE E UNIÃO.
Postada com alegria
João Guilherme

Letícia Cordeiro Rodriguez disse...

Caros leitores,

Envio por meio desta carta três palavras simples para acordarem e jamais as deixarem dormir.

Solidariedade - para uma vida com mais felicidade e compaixão.

Esperança - para nos momentos mais difíceis sempre acreditar que tudo vai dar certo.

Amor - para sempre ter amigos e pessoas de quem você goste, por perto.

Com carinho,

Letícia Cordeiro Rodriguez

Camila Cordeiro Rodriguez disse...

Caros leitores do Palavra Mágica,
Há muitas palavras que vêm sendo esquecidas aos poucos pelas pessoas. Alguns exemplos de palavras são: paz, sabedoria e felicidade, pelos seguintes motivos: Paz - pois em nosso mundo predominam as guerras. Sabedoria - para entender e aceitar os problemas de uma sociedade. E felicidade - para quando algo der errado você pensar em alguém que a faça feliz. Pense bem se voce está utilizando essas palavras na frequência que devem ser usadas
Com Carinho,
Camila Cordeiro Rodriguez

Renata Bastos Tostes disse...

Caros Cursantes,
Sabemos que no Brasil algumas palavras deveriam ficar em silêncio e outras serem despertadas dos livros,dos poemas,das poesias e dos dicionários.
Mando, neste blog, para vocês, três palavras, para acordarem em seu coração: Oportunidade,Compreensão e Respeito.
Elas me fizeram pensar que se vocês plantarem sementes boas, árvores brotarão e flores e frutos crescerão. Então, vocês se lembrarão que essas palavras não foram criadas à toa , não!
mensagem postada com muita felicidade,
Renata Bastos Tostes

Rodrigo de Abreu Kapiska disse...

Caros Amigos do Palavra Mágica,
Após ter lido o livro "Correspondências", eu acordei novas palavras que foram esquecidas como: segurança, esperança e respeito. E também botei para dormir palavras que hoje em dia são muito utilizadas mas deveriam sumir, como: preconceito, desigualdade e fome. Eu estou mandando essas palavras para vocês porque quero que vocês me ajudem a manter essas palavras acordadas e que ponham as outras, aquelas deveriam ser esquecidas, para dormir.
Até logo,
Rodrigo Kapiska

Derek Duarte Poustka disse...

Caros leitores,
escrevo essa carta para lhes fazerem pensar sobre o valor dessas palavras. Eu lhes darei palavras boas que devemos acordar,como inteligência, lazer e conforto, pois deveríamos ter mais motivos para usá-las. Também lhes darei palavras ruins, mas essas nós devemos fazer desaparecer do nosso dia-a-dia, são a pobreza, as baixarias e a desolação. Espero que essa carta lhes dê vontade de fazer acordar ou dormir algumas outras palavras da nossa língua.
Do seu amigo
Derek

Ruan Pires disse...

Amigos leitores,

Eu quero acordar três palavras que são importantes para o nosso vocabulário e elas são ESTUDO, CALMA e SOLIDARIEDADE. Essas palavras podem nos dar melhoria de vida e fazer bem ao nosso próximo. Então use mais vezes essas palavras! Eu também queria que você botasse outras palavras para dormir, que não falasse as palavras AGRESSÃO, ESTRESSE e PRECONCEITO. Elas mostram coisas horrorosas! Então ponham-nas para dormir. Será o melhor para todos, inclusive para você.
Com carinho, Ruan

Rafaela Prado disse...

Querida família Palavra Mágica,
hoje quero lhe oferecer três palavras que, de dentro de mim, resolvi acordar e reforçar. Elas são: JUSTIÇA, AMIZADE e UNIÃO. Também quero pedir a ajuda de vocês para adormecer duas palavras que são: INVEJA e MALDADE. Que vocês me ajudem a acordar e a adormecer essas palavras, para que este nosso Brasil fique melhor a cada dia!
Carinhosamente, Rafaela.

Ana Beatriz Luna disse...

Querida galera do Palavra Mágica,
Hoje quero oferecer a vocês três palavras para vocês adormecerem e outras três para acordarem.
Para acordar eu ofereço "Amor, Fraternidade e Bondade."
Para adormecer eu indico "Roubo, Implicância e Brutalidade."
Espero que, com a força de todos nós, tudo dê certo!
Um grande abraço de Ana Beatriz

Ana Luiza Santos disse...

Querida Palavra Mágica,
Neste bilhete eu quero deixar alguns pedidos muitos especias:
Vamos fazer mais elogios!
Vamos ajudar as pessoa que precisam!
A gente tem que ter simpatia com as pessoas, mesmo com aquelas que não gostarem da gente! Nunca devemos ter preconceito com ninguém, até mesmo com quem tem problemas.
Conto com vocês!
Beijo da Ana Luiza

Mariane Carvalho Soares disse...

Família da Palavra Mágica,
Eu queria que vocês me ajudassem a dormir as palavras: SAUDADE, FALTA DE COMIDA e AQUECIMENTO GLOBAL.
Ajudem-me a salvar o nosso lar!
Me ajudem também a matar essa charada, acordando as palavras: CRIANÇA, BRINCADEIRA e SONHO, pois é isso que o futuro precisa, de um belo sonho de criança virando realidade.
Juntos vamos conseguir !
carinhosamente, Mariane

Paula Damasco disse...

Queridos amigos que estão lendo esta carta,

Existem tantas palavras e quase não percebemos que são tão boas ou tão ruins... Queria acordar 4 palavras: ESPERANÇA, CHOCOLATE, VIAJAR e LIVROS.
Sem ESPERANÇA ninguém vive feliz, com CHOCOLATE a vida fica mais doce e saborosa e VIAJAR, quem não gosta? É muito bom conhecer novos lugares. E, por fim, a palavra LIVROS, pois se não exiistissem não aprenderíamos a ler.
Também queria fazer dormir, em especial, uma palavra o EGOISMO, sem ele o mundo ficaria mais unido e solidário.
Pensem bem no que eu pedi.
Com amor,
Paula.

Manoela Klein disse...

Caro leitor,

Não há nada melhor do que um incentivo para a iniciação de algo importante para a nossa vida. Estamos começando um novo semestre e precisamos de boas palavras que, de certa forma, irão se encaixar como estímulo para enfrentarmos os desafios que estão por vir. Por isso, desejo a todos:
Comunicação: É muito importante a comunicação entre todos, pois as trocas de informação ajudam-nos a melhorar nossas atitudes e tornam mais certas as ações realizadas.
Capacidade: É preciso acreditar na nossa capacidade de realização e ter força para nunca desistir.
Vontade: Não há nada pior que realizar algo sem vontade. Desejar fazer algo é o primeiro passo para uma ação de sucesso.
Espero que, em pequenas linhas, tenha sido possível deixar claro que, “no final, tudo dá certo e que, se não deu certo, é porque não chegou ao fim”.

Um abraço,
Manoela Klein

Iago Drumond disse...

Amigos e Amigas do Curso Palavra Mágica,

Vivemos num mundo onde os bons valores estão ficando cada vez mais escassos e o ambiente cada vez se torna mais perigoso. É por isso que, no Palavra Mágica, pregamos:
A união, que é necessária para que ninguém se sinta excluído em lugar nenhum;
A felicidade, virtude essencial para uma boa convivência, com uma relação harmônica entre as pessoas;
E a confiança, indispensável para que cada um se sinta seguro ao redor dos amigos, familiares, namorado ou namorada.
Com esses valores, podemos tornar o nosso mundo mais prazeroso para se curtir e as nossas vidas mais realizadas.

Um abraço,
Iago Drumond

Júlia Kapiska disse...

Caros leitores,

Vocês que acompanham as nossas produções através deste blog, sempre comentando e elogiando nossos textos e, assim, nos motivam cada vez mais a escrever, merecem uma atenção especial. Em forma de agradecimento, resolvemos deixar três palavrinhas especiais para vocês. As minhas escolhidas foram: BUSCA, ESPERANÇA E FELICIDADE.
Optei por elas porque acho que a vida é feita de buscas. Buscamos o carro perfeito, buscamos a nossa alma gêmea, buscamos a casa dos sonhos, buscamos a vida perfeita! E sempre devemos viver com esperança, acreditando que tudo o que não está bom um dia vai ficar. Além disso, não podemos jamais viver infelizes, a nossa vida tem que ser alegre, risonha, feliz!
Nunca deixe de buscar, nunca pare de sonhar, nunca desista de ser feliz!

Atenciosamente,
Júlia Kapiska

Isabela Albuquerque disse...

Caros Leitores,

Vou falar sobre três palavras que acho importantes para lhes transmitir.
Motivação. Esteja sempre motivado para realizar suas tarefas. Com ela, é bem mais fácil alcançar suas metas. Estando motivado, você conquista coisas surpreendentes e enxerga cada vez mais o seu potencial.
Inteligência pode ser a chave do sucesso. E despertá-la só depende de você. Tem pessoas que dizem não ser inteligentes, mas isso não é verdade! Todos temos inteligência, é só nos esforçarmos para achá-la.
Confiança. Seja confiante nas coisas que faz. A confiança é fundamental para que nos sintamos bem. Se você faz algo e está confiante, tenha certeza de que seu trabalho sairá muito melhor do que você pensa.

Espero que aprecie as minhas palavras.

Atenciosamente,
Isabela Albuquerque

Débora Pacheco disse...

QUERIDOS LEITORES ...
A importância de algumas palavras faz a gente ter que acordá-las, são: Bondade, Melodia e Verdade.
As palavras ruins que devemos botar para dormir para sempre são: Incêndio, Acidente e Vício.
Por favor, façam o possível para ajudar o mundo.
Com muito amor,
Débora Pacheco Saboia

Bernardo Guimarães Araujo disse...

Queridos amigos que estão lendo essa carta,
Espero que vocês tirem do seu vocabulário essas palavras: provocação, pobreza e fome. Tentem substituí-las por essas palavras daqui: talento,criatividade e sonho.
Muito obrigado pela sua atenção,
de seu querido amigo,
Bernardo Guimarães Araujo

Matheus Pimentel Pilotto disse...

Irmãos(ãs),
Bom dia ou boa noite!
Hoje vamos falar sobre coisas boas e ruins e vamos perguntar: Por que todos matam e brigam?Isso é coisa difícil de saber. Por que não ajudam quem precisa? Mas ainda há esperanças!Ser alegre é o que todos querem. A violência se resume em brigas, tiros e drogas. Essas são coisas que os filósofos tentam entender.
Um abraço,
Matheus

Claudio Junior disse...

Amigos do Palavra,
devemos esquecer algumas palavras ruins como: sangue, tragédia e mentira, porque são palavras ruins no dia-a-dia. A palavra tragédia é como um atropelamento ou alguma coisa ruim que aconteceu para uma pessoa. A mesma coisa com o significado de sangue ou de guerra ou roubo. Infelizmente, acontecem essas coisas! E a mentira também é ruim e existe. Ela ocorre quando você faz alguma coisa errada e não admite seu erro.
Devemos acordar algumas palavras como: iniciativa , poemas e companherismo. Iniciativa é quando você está vendo alguma coisa errada e aí você tem a atitude de transformá-la. Poema é um sentimento que você põe na escrita, dizendo coisas lindas. E o companherismo é quando você ajuda alguém ou faz um favor para essa pessoa.
Recebam esses meus presentes neste recado.
Um abraço,
Claudio.

Júlia Franklin disse...

Caros amigos e amigas da Palavra Mágica,

Eu escolhi três palavras que gostaria de transmitir a vocês. Pensei em OUÇA, FAÇA E ACREDITE. É importante ouvir para que você possa entender o que as pessoas dizem e aprender com elas. Devemos, também, fazer tudo que estiver ao nosso alcance, pois aquilo que fazemos, no futuro nos será cobrado. Por último, acredite em você, porque você é capaz de realizar o que quiser.
Espero que essas palavras ajudem na sua vida.

Atenciosamente,
Júlia Franklin

Mariana Pachá Vieira disse...

Caro leitor do blog do Palavra Mágica,

Eu escolhi três palavras que eu acho muito importantes para lhe presentear. A primeira delas é Deus, pois ele criou o mundo e, por isso, é o pai de todos nós. Também escolhi a união, pois todos tem que ser unidos e, assim, um ajudar o outro. Além disso, selecionei a palavra responsabilidade, pois você tem que ser responsável para seguir a sua vida.

Um abraço,
Mariana

Spencer Morton disse...

Oi amigos e conhecidos do Curso Palavra Mágica de Icaraí, em Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil, na América do Sul e no planeta Terra,

Eu estou lhes mandando três palavras porque, quando penso em me comunicar com vocês, elas logo me vêm à cabeça. Em primeiro lugar, eu pensei em “DESCANSE” porque, durante a vida, para se dar bem, vocês terão que relaxar e, só assim, vão ter energia para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Além disso, pensei em “ALIMENTE-SE”, pois se vocês não se alimentarem bem, vocês não terão força para seguir em frente. E a minha última palavra é “ACREDITE”, porque se vocês não acreditarem em si mesmos e nos outros, vocês serão as mesmas pessoas durante a vida inteira, sem coragem para mudar e sem a chance de aprender com os outros.

Valeu, caros amigos e conhecidos do Curso Palavra Mágica!
Spencer Morton

Luiz Fernandes Puntel disse...

Queridos amigos do Palavra Mágica,

Eu vou continuar o nosso "telefone sem fio" com palavras que englobam o nosso cotidiano, coisas sérias que acabam virando coisas banais. As palavras que hoje são tão faladas e que eu gostaría de apagar são: racismo, crueldade e o desemprego. E o remédio para isso, eu proponho, são outras palavras que devem ser seguidas: ajuda, pão e paz.
Espero que, com a minha contribuição e com a de vocês, ocorram coisas boas nessa estrada a partir dos presentes que oferecemos uns aos outros.

Até em breve,
Luiz Fernandes Puntel.

Ana Carolina Lugullo disse...

Queridos amigos do Palavra Mágica,
O Brasil precisa despertar algumas palavras. Uma delas é a HONESTIDADE, uma simples palavra que colocada em ação poderia mudar o nosso país para melhor. A FÉ é o que vai fazer despertar uma esperança, a força de vontade das pessoas em continuar lutando em busca dos seus sonhos. FESTA é o que todos gostam, traz muita alegria para nossas vidas.

Infelizmente, palavras que estão circulando por ai, deveriam ser postas para dormir. São elas: PRECONCEITO, FOME e DESREPEITO. São palavras que ditas são muito fortes e podem ferir os sentimentos de qualquer um. Então vamos deixá-las adormecidas por um bom tempo, ou quem sabe, para sempre.
Com carinho,
Ana Carolina Lugullo

Eliesio Sobrinho disse...

Caro amigos blogueiros de Palavra Mágica,

Desejo entregar para vocês três palavras que devemos acordar em nosso ser: FELICIDADE, BRASIL e BENÇÃO. Após ler o livro "Correspondência" vi e senti que as palavras tem força de expressão e tive vontade de escolher essas quatro palavrinhas; pois a FELICIDADE põe ALEGRIA no nosso querido BRASIL e enche-nos de BENÇÃO.
Infelizmente, existem algumas palavras que bloqueiam a passagem dessas boas coisas da vida, as três palavras que devemos "esquecer", botar para dormir são: MEDO, DOENÇA e PREGUIÇA. O nosso corpo reage de acordo com as nossas emoções, o MEDO por vez pode nos deixar DOENTE e SEM DISPOSIÇÃO para botarmos as palavras boas nos corações brasileiros.

Atenciosamente
Eliesio Sobrinho.

cassio roberto disse...

Queridos amigos do curso,
Aqui nas aulas do Palavra Mágica tenho mostrado
o meu bom caráter com atitudes positivas, sempre
sonhando que posso melhorar e acreditando que sou capaz de realizar as tarefas pedidas.
Infelizmente, no mundo existem palavras que gostaria de retirar do meu dicionário pois são palavras que atrapalham na minha forma de viver, palavras do tipo : discriminaçao , falsidade e ódio.
Um abraço,
Cássio

Juliana Paiva disse...

Queridos leitores,

Quando li esse livro Correspondência lembrei de três palavras: IGUALDADE, JUSTIÇA e AMOR. Essas palavras não podem ficar esquecidas, pois elas são importantantes para termos um mundo melhor.
Muitas pessoas estão deixando dormir essas palavras.
Eu queria que vocês me ajudassem a acordá-las para gritarmos para o mundo inteiro palavras tão belas!
Como existem palavras boas, também existem palavras ruins como: RACISMO, DESRESPEITO, TRÁFICO. Essas palavras eu quero que fiquem no dicionário. Para isso eu preciso da ajuda de vocês. Vamos parar de falar essas palavras ruins, vamos falar só as palavras boas.

Com amor,
Juliana Paiva

Danilo Franklin de Oliveira disse...

Caros leitores,
Essa é a hora de acordar! Então vamos retirar do dicionário, colocar para dormir, as palavras que não fazem bem. E adicionar as palavras que vão nos ajudar a ser uma boa pessoa.
Eu quero colocar para dormir palavras como PREGUIÇA, DESLEALDADE, e TRISTEZA. Eu quero acordar as palavras CORAGEM, DISPOSIÇÃO e VERDADE.
Abraços,
Danilo

Thays Rocha Correa disse...

Amigos do Palavra,

Nesse mundo maravilhoso de beleza e fantasia,nós temos palavras para desprezar, porque nos fazem mal,como: PERIGO, ESTRESSE e SOFRIMENTO.
Podemos melhorar esse mundo trocando essas palavras por : CRIAR, CONQUISTAR e CONSEGUIR. Sem estas palavras não estaríamos aqui aprendendo cada vez mais, para no futuro conquistarmos os nosso sonhos.

Com carinho,
Thays Corrêa

Pedro Azeredo disse...

Caros Amigos do Palavra Mágica,
Pela manhã vi o sol nascer e junto a ele veio um desejo: o de renascer certas palavras que parecem estar esquecidas. Elas são: SIMPLICIDADE, PACIÊNCIA, SAÚDE e HONESTIDADE.
Peço a todos que reflitam sobre essas palavras e pensem em um modo de usa-las, do melhor jeito possivel, não só como simples palavras sem significado algum, mas sim como palavras que são uma receita para uma vida melhor e mais saúdavel.

Peço também que no fim do dia, ao verem o adormecer do sol, que vocês adormeçam também outras quatro palavras: POBREZA, PRECONCEITO, CORRUPÇÃO e GUERRA e que com isso todos nós possamos ser felizes, com um lugar ao sol.

Abraço a todos,

Pedro Azeredo

Pedro Araujo disse...

Caros amigos,

Hoje estava gripado e fiquei assustado. Decidi ir a um hospital. Cheguei lá e não havia médicos, ninguém me atendeu. Tinham muitas pessoas humildes também, que não foram atendidas.
Quando o governo resolver isso, viveremos em um mundo melhor! Lhes deixo três palavras para acordar: cura,humildade e ação.

Seu amigo,
Pedro Araujo

Anderson Tobias disse...

Queridos Amigos,

Desde quando nos conhecemos a minha vida mudou muito (para melhor).
A amizade é tudo para mim, vocês são as pessoas em quem eu mais confio, a quem posso contar as coisas e receber conselhos. Juntos temos muito que aprender.
Gostaria de acordar umas simples palavras que estão esquecidas no nosso cotidiano, que são ESPERANÇA, CULTURA, SERIEDADE e SUCESSO. E gostaria muito de adormecer algumas palavra que estão precisando ser esquecidas: TORTURA, BAGUNÇA e FALTA DE EDUCAÇÃO.

Com todo carinho,

Anderson Tobias.

Pedro Araujo disse...

Queridos amigos,

Hoje eu acordei com o barulho de bala perdida. Fiquei com medo e me escondi. Depois de horas sai do meu esconderijo e liguei o jornal. Gostaria que vocês adormecessem três palavras que eu ouvi: violência, perigo e sequestro. Essas palavras estamos sempre ouvindo.

Um abraço,
Pedro Araujo

Matheus Monteiro disse...

Família Palavra Mágica,

O Mundo tem muito a mudar! Muitos sentem a mesma coisa, mas poucas coisas são mudadas. Se o mundo se sensibilizasse mais, a cada dia teríamos menos problemas. Normalmente, quando se pensa em dar presentes se pensa em coisas materiais, mas devemos dar amor, dar carinho e dar palavras como: Família, Presentes e Filosofia, que dou agora a quem estiver lendo esta carta.

Mas nem todas as palavras são tão bonitas... Políticos de todo o mundo roubam dinheiro, uma atitude muito egoísta... Só pensam em si mesmos, não se preocupam com o povo e, por isso, deveriam ser presos, assim como traficantes. Digo agora três palavras que devem adormecer para sempre em nossos dicionários e corações: Prisão, Egoísmo e Tráfico.

Atenciosamente,
Matheus.

Lucas Pinheiro disse...

Prezados companheiros,

Hoje recebi uma abordagem sobre o poder que as palavras têm sobre o coração humano e dessa observação, comecei a refletir sobre aquele velho ditado popular que diz que uma ação vale mais que mil palavras. Depois de muito pensar cheguei a conclusão de que esse dito está errado e, para provar isso, peço que vocês acordem quatro palavras: IRMANDADE, FRATERNIDADE, VERDADE e LIBERDADE. E para que adormeçam outras quatro: FÚRIA, ÍRA , ORGULHO e NARCISISMO. Vejam se não fará difença no seu dia-a-dia?

Um abraço do seu sempre amigo,

Lucas

Fernando Mattos Gameleira disse...

Amado Leitor,
Quando se escolhe uma palavra se pensa em como ela será usada , afinal, uma palavra leva a outra. Apesar disso, amigo, lhe trarei palavras que normalmente não são boas, bonitas ou simpáticas. Mas que também não podem ser simplesmente enterradas, pois se assim fizermos elas renascerão cada vez piores. Acho que você saberá usá-las numa frase de forma que sejam transformadas em um lindo contexto. Deixo para você a TRISTEZA, a ANGÚSTIA e a SOLIDÃO. Consegue resolver esse mistério para mim?
Um grande abraço de seu amigo
Fernando

Mariana Pontes disse...

Caros Amigos,
Palavras. A palavra é o nosso meio de comunicação. Palavras são tão importantes quanto a nossa saúde, para usa-las é preciso sabedoria. Existem tantas palavras na nossa língua... Vou escolher algumas delas para lhes enviar uma mensagem. Quero que duas palavras sumam: SOLIDÃO e MORTE. Também quero lhes pedir que relembrem outras duas palavras: HARMONIA e ALEGRIA.
Um abraço,
Mariana

Bernardo Sousa Ascoli disse...

Para todo mundo,

Esta carta mostra a vocês palavras que devem colocar para dormir e outras que devem ser acordadas. O mundo poderá melhorar com JUSTIÇA, RESPEITO e PALAVRAS DOCES! Isso trará felicidade e mais amizade entre as pessoas. Eu quero acabar com a TRISTEZA, com os XINGAMENTOS e com a GRIPE SUINA, porque eesas coisas estragam a vida de muitas pessoas.

Com um abraço,
Bernardo

Andre Morton disse...

Belos Amigos do palavra Mágica,

Como essas palavras têm sentido forte!!!! DIVIDIR, BOM HUMOR e SORRISO. Essas palavras podem mudar o dia de uma pessoa??? Claro que sim. Elas são poderosas, porque fazem as pessoas felizes.
Essas outras três palavras enchem o dia das pessoas de tristeza: CASTIGO, DROGAS e FUMAR. Essas palavras temos que botar para dormir no dicionário.
As três primeiras temos que acordar do dicionário. Vocês me ajudam a fazer isso?

Um abraço,
André

Felipe Fróes Viana disse...

Queridos amigos do Palavra Mágica,

Quero pedir um favor. Botem para dormir as palavras DROGAS,TRISTEZA e PRISÃO. E acordem palavras lindas: PAZ, CORES e CARTA.

Eu quero que vocês botem para dormir aquelas palavras que pedi porque nós não precisamos delas e precisamos muito das outras para mundo melhorar.

Um abraço do amigo,
Felipe

Salim Jorge Saud disse...

Atenção pessoas de todo o mundo,

Evitem falar PALAVRÃO e evitem GRITARIA! Já viu como essas coisas têm sentidos fortes? E veja a diferença para palavras como: CARINHO, FELICIDADE e EDUCAÇÃO. Olhem o sentido! Que diferença! Tentem não pegar gripe suina (influenza A). Desejo todos muita SAÚDE!

com carinho,
Salim

Paloma Boldrini disse...

Como palavras são importantes para expressar nossos sentimentos! Em momento de aflição, tentei encontrar algumas para aliviar meu sofrimento, porém as que vinham na minha cabeça eram palavras que eu queria esquecer : INVEJA,CIÚMES, MÁGOAS E QUEIXAS. Tentei então trocá-las por palavras que eu queria lembrar e dar hoje de presente a vocês : BOA VONTADE, SORRISO, VALORES, FRANQUEZA, ATITUDE e PRAZERES.

Com Carinho,
Paloma

Thales Targueta disse...

Niterói, 19/08/09

Colegas do Palavra Mágica,

Palavras podem mudar suas vidas, mudar seu destino e até mudar suas escolhas. Por isso venho lhes dizer palavras que são capazes de fazer isso: SONHAR, VONTADE e ACREDITAR. Se estas ficarem esquecidas, ninguém nunca alcançará seu sonho.
A vida tem altos e baixos, e quando estiver em baixa o importante é fazer com que algumas palavras durmam: FRAQUEZA, DESISTÊNCIA e TRISTEZA.

Saudosíssimos abraços,
Thales Targueta.

Matheus Cotrim disse...

Niterói 19/08/09

Amigos do Palvra Mágica.

Muitas pessoas que vivem neste mundo procuram sintonizar suas vidas com pensamentos, ações e palavras para alegrar o ambiente. De meus pensamentos, tirei estas palavras para serem acordadas:CARISMA, FAMILIAR e DETERMINAÇÃO.
Mas existem aqueles que buscam a maldade atráves de pensamentos e palavras com a intenção de ferir outras pessoas. Algumas palavras que percebi que estão sendo usadas de modo involuntário são: MAL-INTENCIONADO, DESVALORIZAÇÃO e OBSCURIDADE. Estas devem dormir e nenhum príncipe encantado terá capacidade de acordá-las.

Com a melhor das intenções
Ass:Matheus

MATHEUS FOLHADELLA disse...

Queridos Leitores do Palavra Mágica,

Hoje eu li um livro onde tinham três palavras dormindo e percebi que, com a ajuda de vocês, leitores do Palavra Mágica, podemos reacendê-las.
Ela são: JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE e PAZ.

Neste mesmo livro eu vi outras três palavras que com a ajuda de vocês eu gostaria de tirar do cotidiano de todo planeta. Elas são: IGNORÂNCIA, AGONIA e TRISTEZA.

com cariho,
Matheus!

Pedro Pontes disse...

Caros amigos do Palavra Mágica,

Hoje,essa atividade, me fez procurar dentro de mim algumas palavras muito importantes, mas que estão esquecidas em nosso cotidiano. Gostaria de dá-las a todos vocês como um presente e pedir, que, assim como eu, ajudassem outras pessoas a "acordar" essas palavras, que são: SINCERIDADE, COMPAIXÃO e ESPERANÇA.

Assim como em tudo no mundo, existe o "bom" e o "ruim". Enquanto pensava nessas palavras, para dar de presente, me vieram a cabeça algumas palavras negativas, que gostaria de pedir a vocês que me ajudassem a colocar para "dormir": AMBIÇÃO, RAIVA e PERSEGUIÇAO, para tornar o nosso mundo muito melhor.

Um grande abraço,
Pedro Pontes

Victor Alexandre disse...

Caro Leitor,

Escrevo para lhe transmitir algumas ideias positivas para a vida. Eu escolhi três palavras que eu acho muito importantes.
A primeira é estudo, pois ele é a coisa mais importante que fazemos pelo nosso futuro, já que faz com que consigamos um bom emprego. A outra é amizade, porque os amigos são fundamentais, com eles conseguimos realizar muitas coisas que seriam difíceis de se fazer sozinho. E, por último, a esperança. A esperança faz com que nós nunca desistamos e sempre consigamos alcançar nossos objetivos.

Espero que essas palavras sejam importantes para a sua vida.
Um abraço,
Victor Alexandre

Thais Gabrich disse...

Amigos do Palavra Mágica,

Nesse pequeno espaço gostaria de deixar algumas palavras para vocês: esperança, amor e paz.
Quero que pensem em cada uma dessas palavras, pensem no que elas significam e pensem na importância delas para as nossas vidas.O que será que elas representam em um mundo tão grande com inúmeras palavras com diferentes significados?
Com a correria do dia-a-dia temos esquecido de muitas palavras que são importantes para as nossas vidas.
Quero que guarde essas palavras com carinho, pois em um futuro bem próximo você irá precisar delas.Esperança de um mundo melhor, amor para amar o próximo como a si mesmo e paz para acabar com as guerras.

Um abraço,
Thais Gabrich

Anônimo disse...

Amigos da Palavra Mágica,
três palavras (alegria, harmonia e respeito)que podem ser resumidas em um único léxico: RECIPROCIDADE! É tudo que precisamos para uma vida melhor, pois quando há essa tal de "reciprocidade" fazemos da vida uma coisa melhor para todos! (inclusive nós próprios)! Que tal tentarmos viver a reciprocidade como bem sugeriu Luiz Puntel, que todos tenham AJUDA (justiça), PÃO (alimento) e PAZ (alegria)!
Monica Puntel

Bernardo Simões disse...

Queridos amigos,

Eu li o livro "Correspondência" e achei legal. Ele é cheio de mensagens em cartas.
Eu quero lhes dar três palavras acordadas:
PAZ, AMOR e ALEGRIA, porque trazem felicidade.
Preciso de ajuda para colocar palavras para dormir: BRIGA, LADRÃO e ARMAS.

Um abraço,
Bernardo Simões.

Pedro Beyruth Justa disse...

Queridos Amigos,

Hoje eu conheci um livro interessante, chamado CORRESPONDÊNCIA. Eu quero te dar de presente três palavras: AMOR, CARINHO e MILAGRES.

Preciso de uma ajuda para fazer com que palavras sumam do mundo. São elas: SOLIDÃO, INFLUENZA H1N1 e DESCONFIANÇA.

Espero que gostem do que eu escrevi!!!!

Um abraço,
Pedro

Eleonora disse...

Queridos amigos do Palavra Mágica,

Eu gostei muito do livro "Correspondência", porque ele tem lindas poesias com boas palavras, escritas em forma de cartas.

Eu queria dizer para vocês boas palavras como o livro me disse: FELICIDADE, PAZ e AMOR. Eu quero que elas sejam acordas.

E eu tenho palavras que precisam desaparecer como: DOENÇAS, DESREIPEITO, BRIGA e MORTE.

Conto com a ajuda de vocês!
Tchau, tchau amigos.

Um abraço,
Eleonora Alfradique.

Gabriel Perdomo disse...

Amigos do Palavra Mágica,

Eu peço para todos que botem para dormir as palavras CÂNCER, ARMAS, FOME e botem para acordar AMOR, ESPERANÇA e TERRA.
Eu li um livro chamado "Correspondência", ele é cheio de cartas e foi assim que eu comecei esse projeto.
Eu escolhi essas palavras boas porque elas nos ajudam a chegar no caminho da felicidade.
As palavras ruins eu quero que botem para dormir, porque elas nos prejudicam.

Com amor,
Gabriel Perdomo

Bento Martines disse...

Queridos amigos,

Vocês são legais. Vocês podem me ajudar colocando palavras para acordar e dormir?

Eu aprendi essa brincadeira no livro Correspondência.

Eu tenho um presente para vocês que são palavras boas: PASSEAR, VIDA, ANJO, AR, FLOR, ÁRVORE, AZUL, SUSPIRO E ARCO-ÍRIS.

Eu tenho um pedido para fazer. Eu quero que outras palavras sumam do mundo. Elas são: DESTRUIÇÃO, INFERNO, INTERESSEIRO e TRAIÇÃO.

Espero que vocês gostem do presente.

Vários abraços,
Bento

João Gabriel Abreu disse...

Amigos do Palavra Mágica,

Eu li um livro que era cheio de cartas pequenas. Correspondência é o nome do livro que eu li.

Agora, eu queria dar de presente três palavras:
AMOR porque é uma coisa que a gente ama, AMIZADE porque é bom fazer novos amigos, FELIZ porque é bom ser uma pessoa alegre.

Também quero a ajuda para fazer dormir as palavras: MENDIGO, MOLEQUE e POBREZA.

Até mais!
Um abraço,

João Gabriel

Leticia disse...

Caros Leitores,

Escolhi as palavras carinho, confiança e liberdade para presenteá-los.
Nos dias de hoje, carinho é presente raro entre as pessoas, mesmo as que se amam. Perdemos um pouco o jeito! Confiança então! Ahhhh, quanta des-confiança! Nos esquecemos da força dessas palavras tão poderosas.
A liberdade é o presente supremo a que nos conduz a união destas duas forças: carinho e confiança.
Abraços a todos,
Letícia (Mãe do Gabriel e da Paula Rodrigues)

Leonardo Cabral disse...

Caros leitores do Palavra,

Eu acho que o objetivo principal de uma carta é transmitir sentimentos ou revelar acontecimentos para provocar reações positivas nas pessoas que vão recebê-la e se emocionar com o que lerão. Afinal, a intenção de uma carta é realmente essa, levar emoção a alguém! Pretendo colocar aqui três palavras essenciais para a produção de uma boa carta.
EMPOLGAÇÃO: Escreva sua carta empolgado, para garantir uma reação positiva no leitor. Afinal, é preciso preservar os momentos felizes registrados no texto.
MISTÉRIO: O mistério pode ser um importante componente para se fazer uma carta. Nele é que estão “armazenados” os sentimentos que irão ser provocados no leitor.
ESPERANÇA: Após finalizar a carta, resta a você a esperança de que o leitor irá gostar ou, mais do que isso, adorar sua obra. Mas isso só vai acontecer se ela tiver sido escrita com muito trabalho e com muito carinho.
Espero que a minha seleção de palavras tenha sido boa. Na verdade, para mim existem milhões de palavras essenciais, necessárias para a formação de uma carta. Essas são apenas algumas delas.

Saudosos abraços,
Leonardo Cabral.

Isadora Nassif disse...

Queridos Leitores,

Acho que todos nós, habitantes do planeta Terra, deveríamos pensar em um modo de ter a paz no mundo, acabar com a violência. Então selecionei, para reflexão, três palavras que acredito poderem nos ajudar a conquistar esse objetivo:
Esperança: Devemos ter esperança na vida, no mundo, porque acreditar é o primeiro passo para “acontecer”.
Solidariedade: Ser solidário é mais do que doar roupas ou alimentos, você pode doar sorrisos, alegria para quem precisa de muito mais do que sobreviver.
União: O mundo deveria se unir, porque todos somos um quando esquecemos das diferenças religiosas, raciais ou étnicas. Afinal, somos todos iguais.
Espero que as palavras acima ajudem vocês a refletir sobre os dias de hoje!

Beijos,
Isadora Nassif

Anônimo disse...

DESEJO A TODOS QUE ESTEJAM COM MUITA
SAÚDE, AMOR E RESPEITO.
QUE ESCOLHAM SEMPRE OS CAMINHOS DA
SAÚDE, AMOR E RESPEITO.
QUE CONQUISTEM A TODOS COM
SAÚDE, AMOR E RESPEIRO.
QUE PROSSIGAM SUAS VIDAS COM
SAÚDE AMOR E RESPEIRO.
SÃO ESSAS PALAVRAS QUE DEDICO A TODOS!
CLÍCIE GOUVEIA CARNEIRO(MÃE DA CAMILA GOUVEIA CARNEIRO)

Sandra disse...

Quanto coisa linda tem por aqui. Nossa amei..Como seria bom se tivesse todo o tempo do mundo só para visitar os amigos e conhecer os seus trabalhos. Mas é humanamente impossível..
Mesmo assim, amei passar aqui e DEIXAR A MINHA MARQUINHA.
UM GRANDE ABRAÇO.
SANDRA

LIDIANE disse...

eu quero uma resposta e a pergunta é:patria trabalho e justiça por que elas não podem ser esquecidas?
É POR QUE EU LI NE UM LIVRO AQUARELA DO SABER E ESSE LIVRO É DA ESCOLA A TIA MANDOR FAZER UMA ATIVIDADE E ESSA ATIVIDADE VEIO COM ESSA PERGUNTA