"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 30 de março de 2010

AULA PASSEIO

AULA PASSEIO - CONHECENDO NOSSO JARDIM!
Dia 17 de abril de 2010
(sábado, das 7 às 14 horas)



JARDIM BOTÂNICO
DO RIO DE JANEIRO



ESPAÇO TOM JOBIM
CULTURA E MEIO AMBIENTE

No ano internacional da biodiversidade, é com entusiasmo que anunciamos o início do PROJETO ÁRVORE DA VIDA e, como parte de sua programação pedagógica, agendamos uma visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ao Espaço Tom Jobim.


Neste ano, uma das músicas mais conhecidas e gravadas do maestro Tom Jobim está fazendo quarenta anos: Águas de Março, e nós resolvemos prestar-lhe uma homenagem, conhecendo a vida e a obra de seu compositor. Tom Jobim foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista.


A visita a esse importante parque do nosso estado tem por objetivo apresentar aos nossos alunos os recursos florísticos do Brasil, visando à conservação da biodiversidade, num trabalho de educação ambiental que acredita ser importante conhecer para preservar.


O maestro Tom Jobim visitava, frequentemente, o Jardim Botânico e fazia dele sua fonte inspiradora, tendo composto diversas músicas para seus pássaros, plantas e flores. Era um grande defensor da natureza e um dos maiores propagadores do Jardim Botânico.







NOSSA PROGRAMAÇÃO:
  • Sarau do Tom - uma roda de violão no Lago das Tartarugas com canções do poeta
  • Visitação ao Arboreto guiada por um biólogo contratado pelo curso
  • Ensaio fotográfico orientado por fotógrafo contratado pelo curso
  • Lanche preparado pela equipe do Palavra Mágica (mezanino da sala VIP, prédio 100)
  • Exibição do documentário "A CASA DO TOM - MUNDO, MONDE, MONDO", de Ana Jobim (sala VIP, prédio 100)
    OBS. Os responsáveis poderão assistir ao filme conosco. Todos serão muito bem vindos!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • OS ALUNOS DEVERÃO LEVAR UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA, QUE PODERÁ SER DIGITAL OU NÃO. PARA QUEM PREFERIR, SUGERIMOS O USO DE MÁQUINAS DESCARTÁVEIS.
  • SERÁ NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS LEVEM UMA PEQUENA QUANTIA EM DINHEIRO PARA A COMPRA DE UM CARTÃO POSTAL DO JARDIM BOTÂNICO. ESTE POSTAL SERÁ UTILIZADO EM SALA DE AULA, DURANTE A PRODUÇÃO DE UMA CARTA.


Em uma etapa posterior de trabalho, utilizaremos quatro fotos reveladas de cada aluno, para uma produção textual, que será exposta na festa que faremos em homenagem às mães.

Caso algum aluno não possa ir ao passeio, não haverá problema algum! Será necessário, apenas, que ele fotografe a natureza e leve quatro fotos para o curso.

Nenhum comentário: