"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Degustação literária!



DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA

Servimos aos nossos leitores uma pequena porção

do que nossos alunos produziram para as suas mães.



Tivemos o cuidado de selecionar textos que não revelassem
conteúdo pessoal e emocional da relação vivida entre mãe e filho.
Preservamos, assim, as famílias do PALAVRA MÁGICA 
e a confiança depositada nos professores.
Há trabalhos de excelente qualidade,
mas que ficarão reservados para leitura em família!




Ser Mãe
Fernanda Cerqueira Nogueira

Ser mãe é desafiar o destino
E demonstrar um amor incomum
Que existe dentro de nós.


Ser mãe é em cada nova fase
Ter uma nova perda
E um novo ganho.


Ser mãe é conseguir compreender
Até mesmo o que os filhos não dizem,
E a cada gesto e nas atitudes que tomar
Mostrar a eles que é possível sonhar acordado.


Ser mãe é em um abraço
Passar aconchego ao seu filho,
Brigar com ele nas horas necessárias
E participar, efetivamente, de sua vida.


Ser mãe é acreditar no seu filho,
E se emocionar ao vê-lo se transformar,
No decorrer dos anos,
Porém permitir que seja livre
Para tomar as próprias decisões.


Já sei o que é ser mãe,
Mas, afinal, o que é ser filho?
Eu acho que é poder ter alguém para dizer:
EU TE AMO!




Mãe

Larissa Primo


Minha mãe é muita coisa, até pai quando preciso.


Minha mãe malha e trabalha cedo e ainda faz o meu café da manhã e prepara o meu lanche para a escola.


À tarde, depois da escola, eu não a vejo, mas ela faz questão de me ligar, para perguntar como estou, para dizer o quanto me ama e para me lembrar do que tenho para fazer no dia.


Fico o resto da tarde sozinha, esperando que a noite venha para poder ver minha mãe mais uma vez e dizer a ela que eu a amo, e então contar-lhe o meu dia e ouvi-la falar sobre o dia dela.


À noite, quando vou dormir, ela se deita ao meu lado, me beija, diz que me ama e eu digo que a amo. É bom saber que, no dia seguinte, vou fazer tudo de novo.


Eu sei que tudo isso pode durar pouco, mas são esses os momentos de que eu vou me lembrar pelo resto da vida.





Mães do Mundo

Ana Beatriz Luna


As mães são diferentes umas das outras.
Tem mães chatas, calmas, exigentes...
Mães, que abandonam os filhos...
Mas também as que brincam de ninar quando eles são pequenos.


Coitados daqueles que são abandonados.
Não recebem o carinho que elas tinham para lhe dar.
São eles e muitos outros...
Os que param em orfanatos,
Esperando o amor chegar.


Que bom que tenho você, mãe.
Aquela que me deu e me dará carinho,
Até seu falecimento chegar.
E aposto que estará sempre ao meu lado.


Você, que de ninar comigo brincou,
Agora que eu cresci,
Mesmo com a correria da vida
Mais perto de mim está.



Mãe Especial

Gustavo Lauria


Mãe é infinita. Uma coisa especial.
Que dá carinho e ajuda, em todos os momentos difíceis
Mãe é amor, respeito e confiança.
Mãe, mais do que uma amiga.
Quem me dá alegria nos momentos felizes.
Mãe, só fala uma palavra e eu já paro de bagunçar.
Mãe é assim, uma coisa infinita.
Quando ela fica triste, dou muitos beijos nela
E ela fica feliz.



O passado e o futuro

Sophie Melon


E sempre bom estar presente no colo de uma mãe.
As lágrimas que saem de um olho se apagam.
Nossa mãe é a chave de uma nova geração.
Uma companhia é uma nova melodia.
O amor é um beijo vermelho.



Mãe

Caio Degli


Você me ensinou muitas coisas
Me ajudou a ser quem eu sou
A ser justo, verdadeiro, humilde
A não achar que não sou capaz
Apoiou minhas escolhas e
Sempre soube o que era melhor para mim
Me deu conselhos e me orientou


Com seu jeito de ser e de se vestir
Sempre foi você mesma
E nunca ligou para o que os outros achavam
Você tem o seu jeito, seu estilo próprio.
Isso é o que me faz ter tanto orgulho de você
E amar-te e chamar-te de MÃE.




Ser Mãe

Izabel Aló


Você me viu crescer
E brotar de uma luz do céu.


Quando estou triste,
Você também fica triste.


Quando estou alegre,
Você também fica alegre.


Engraçado...
Seus sentimentos mudam
Conforme o meu humor.
Acho isso extraordinário.
Como você faz isso?


Parece que toda mãe
Vem com várias fases
Que mudam conforme
Os sentimentos do filho


Ser mãe é um sacrifício que vale a pena,
Mesmo quando as amigas saem para ir ao cinema
E ela tem que ficar cuidando do filho doente
Porque, no final, tudo dá certo.


E um dia aquela mãe vai se sentir toda orgulhosa
Quando seu filho for para a faculdade e se formar!
Quando seu filho for grande, feliz e realizado.


Por tudo isso, obrigada, minha mãe!




Mãe

Luiza Cavalcante


Quem é mãe?
Mãe é quem nos dá amor,
Mãe é quem nos dá carinho
E tudo de bom que é possível.


Mãe, não é só quem deu a luz
Mãe é quem faz de tudo pelo filho
Estuda, ensina,
e da todo amor que tem.


Uma mãe, não precisa ser bonita, nem feia
Nem magra ou gorda
O que vale são as coisas boas
Que ela pode dar aos filhos
E para sempre poderá.


Dizemos que a nossa mãe
É a melhor mãe do mundo
Essa é uma frase famosa
Mas dizer o que ela é, de verdade,
É mais difícil.


Minha mãe é carinhosa,
Meiga e amorosa.
Minha mãe é uma mãe diferente
Que ninguém nunca vai ter.
Ela é assim
Única e feita só para mim.




Mãe

João Victor Proetti


O amor da minha mãe
É algo diferente
É algo coerente
É algo carinhoso
É algo maravilhoso


Minha mãe é trabalhadeira
Me dando assim muita saudade
Minha mãe sabe ser durona
Mas só quando há necessidade


Dia após dia eu reconheço
Seu esforço
Sua determinação
Sua responsabilidade
Seu AMOR


Como já dizia o profeta
O amor é o que liberta,
Do mal olhado, do ódio
E da tristeza,
Deixando em seu lugar delicadeza.


TE AMO.

 
 
 
Mãe

Pedro Roberto Costa


A flor da minha vida
É você, mãe querida.


No meu coração,
Lembrarei do amor.


Na minha pele,
Lembrarei do carinho.


Quando está alegre,
Quer dar beijos e carinhos.


Quando está irritada,
Ninguém pode chegar perto.


Quando eu era pequeno,
Lembro de uma mãe em função do filho.


Não podia ficar longe,
Nem se quer sair com meu pai.


Agora me lembro de uma mãe,
Sempre querendo agradar.


Com seu jeito de ser,
Vigiando as notas e as festas


Hoje com um presentinho,
Retribuirei todo esse amor.

 

 
Mãe

Maria Eduarda de Andrade Plácido Teixeira


Mãe é um ser encantador, é um ser único!


Parece uma pétala de flor rara!


Sonha com o que quer e tenta realizar.


Uma pessoa mais que piedosa e humilde. Ajuda as pessoas necessitadas, a todos que precisam.


Antes de ir trabalhar e de levar seus filhos a escola, senta e toma café com sua família.


Não gasta seu dinheiro em qualquer coisa, não esbanja nem gasta com o que não tem muita importância, pois diz que é desaforo com o dinheiro. Mas, para se embelezar e cuidar da família, já é outra coisa!


Ama sua família do jeito que ela é! Aceita perfeições e imperfeições.


Realiza seus trabalhos com todo esforço.


Aconchega seus filhos nos momentos difíceis, com o máximo de carinho que tiver.


Mãe é uma pessoa que prepara os filhos para quando eles crescerem.


Mãe é uma pessoa que de tão perfeita não encontramos a palavra certa para descrevê-la.

Sempre que possível precisamos prestigiá-las.

Não sei os nomes das mães de vocês, mas o da minha é Maristela e eu a amo do jeito que ela é.






Mãe
Arthur Ozório

Mãe minha.
Mãe sua.
Mãe das mães.
Mãe de todos.


Mãe amiga.
Mãe meiga.
Mãe companheira.
Mãe carinhosa.


Mãe maluca.
Mãe faladeira.
Mãe engraçada.
Mãe duas vezes.


Mãe bonita.
Mãe educadora.
Mãe esquisita.
Mãe professora.


Mãe artista.
Mãe inspiradora.
Mãe alta.
Super mãe.


Mãe chata.
Mãe caridosa.
De todas essas mães.
Tenho sorte de você ser a minha.



Mãe
João Guilherme Itaboraí


São Várias:
São de todas as cores
E de todos amores.


São várias:
São de todos os gostos
E de todos os rostos


São várias:
São cozinheiras, lavadeiras e passadeiras.
São guerreiras


São várias:
São clássicas e punks,
Gostam de pop e de funk.


São várias:
São livres e amadas,
Gostam de pudim e saladas.


São várias,
Aquelas que nos carregam,
Nos amamentam,
Nos educam e nos dão carinho.


São várias.
Várias as mães.




Mãe é tudo!
Flávia Ferreira

Mãe é tudo!
Mãe protetora, amiga, colega, irmã...
Mãe é mulher, pessoa de alma infinita...
Mãe é tudo!
Mãe graciosa, maravilhosa, amorosa...
Mãe companheira, atenciosa...
Mãe é tudo !
Mãe cansada, preocupada , irritada...
Mãe as vezes chata , as vezes legal ...
Mãe é tudo !
Mãe engraçada, mãe sem graça ...
Mãe espontânea, mãe incrível...
Mãe é tudo !
Mãe atual, mãe antiga...
Mãe jovem, mãe atrasada...
Mãe é tudo !
Mãe é mãe a toda hora, a todo minuto...
Mãe na alma, mãe na mente ...
Mãe é tudo!
Mãe da gente!





Mãe
Matheus Salkini



Você pode me amar
Do jeito que quiser
Eu não preciso me esforçar
Para também te amar


De tantas mil maneiras
Que eu posso ser
Estou certo que uma delas
Vai te apaixonar...


Porque eu sou feita
Pra cuidar da cabeça aos pés
E não faço outra coisa
Do que te olhar


Se causei uma paixão
Não foi por querer
Nunca tive a intenção
De te contagiar


Porque eu gosto é de amar,
De amar e amar
Acompanhada da família
Ou mesmo nervosa


Toda mãe é amorosa
Charmosa, bondosa
Nem sempre o amor é infinito,
mas sempre é amor.


Se por acaso o seu amor
Não bater com o meu
A gente junta no caminho
E nada a declarar
Meia culpa cada um
Que faça o que é seu.
Se for só por um perdão,
Nós vamos melhorar


Porque eu sou feito pra amar
Da cabeça aos pés
E não faço outra coisa
Do que te cuidar
Se causei preocupação
Não foi por querer
Nunca tive a intenção
De te chatear


Porque eu gosto é de amar,
De amar e amar
Acompanhada da família
e as vezes nervosa
Toda mãe é amorosa
Charmosa, bondosa
Sempre fazendo o impossível
E sempre com amor.





Mãe
Derek Duarte Poustka


Só amor ou amor de mãe?


Afinal, quantos tipos de amor existem?
Para mim, apenas um
Mas o que difere um amor de qualquer outro
É quem realiza


Eu lhes dou um exemplo do amor que recebo de minha mãe
Nunca vi algo igual
Seu abraço me aquece e revigora
Seu jeito me alegra
Seus erros e acertos me motivam
Vê-la me dá uma sensação recompensadora e inexplicável


Para mim, não basta somente dizer
Eu te amo!
É preciso demonstrar.
Apesar de fazer tudo o que faz,
Sem me pedir nada em troca,
O mais simples que posso fazer
É amá-la.


Amá-la, com um beijo,
Com um abraço
Ou com qualquer outro carinho
Porque amor de mãe,
Não há nada que pague.


Um comentário:

Ana Luiza disse...

Simone,adorei os textos. Parabéns pelo trabalho.
Um abraço
Ana Luiza(Mãe da Natália Nespoli)