"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CARTAS PARA JULIETA


Projeto Trilha Sonora

Em sala de aula, nossos alunos estão assistindo ao filme Cartas para Julieta, de Gary Winick. O cenário principal dessa história é Verona, cidade de  Romeu e Julieta, personagens de Shakespeare.

Shopie e seu noivo Victor viajam para Itália em busca de férias e romance. Mas o rapaz está mais interessado em fazer contatos para seu futuro restaurante... Shopie escolhe conhecer sozinha a cidade. Vai até a Casa de Julieta e observa o muro onde pessoas apaixanadas depositam cartas sobre seus dilemas amorosos pedindo conselhos a Julieta. Ela conhece as Secretárias de Julieta, mulheres que escrevem respostas paras as cartas dos visitantes. Sophie encontra uma carta escrita em 1951 e escreve uma resposta inspiradora para a remetente. As palavras de Sophie desencadeiam uma bela aventura em busca do verdadeiro amor!



Inspirados pelo filme e pela história de amor de Romeu e Julieta, estamos escrevendo cartas sobre dilemas amorosos que precisam da orientação e dos conselhos dos Secretários da Julieta do Palavra Mágica. Cada aluno está contando um problema vivido, inventado ou conhecido, que será respondido em outra carta por um amigo do curso. Além do gênero textual carta, estamos trabalhando o conceito de intertextualidade.


Montamos em nossa sala de aula, um muro como o da Casa de Julieta, em Verona, onde as cartas serão coladas para, em seguida, serem devidamente respondidas!
Em breve fotografaremos o nosso "muro"!



Nenhum comentário: