"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AULA EXTRA - DISSERTAÇÃO



Aula Especial: Elaboração de texto dissertativo

10 de outubro de 2011

O COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL




Os textos e seus autores:


CORRUPÇÃO BRASILEIRA



A corrupção brasileira é resultante de uma cultura que valoriza a malandragem e o individualismo. Isso pode ser observado nas ações mais simples do dia-a-dia, assim como no comportamento dos políticos.

O brasileiro não aceita bem as regras sociais e está sempre procurando formas de se tornar imune a elas. É muito comum encontrarmos situações nas quais pessoas furem filas comerciais, furtem objetos ou cheguem ao ponto de, sendo funcionários públicos, fugirem para o exterior com o dinheiro da comunidade.

Além desse mau comportamento, cada vez mais as pessoas se tornam competitivas e esquecem a compaixão pelo próximo. Elas ficam individualistas, passando a se preocupar somente consigo mesmo, sendo egoístas.

Então é preciso formar cidadãos éticos desde a infância. É nesse período que começa a construção de valores que influenciam na formação do caráter. Crianças devem se conscientizar da importância da honestidade.

A corrupção no Brasil é um problema muito grave e afeta toda a sociedade. Devemos contrariar esses atos incorretos, por mais que digam que são comuns em nosso país. É importante que os honestos façam a sua parte e multipliquem os valores éticos em nossa sociedade.


Fernanda Cerqueira Nogueira
Luiza Lorena Corrêa
Maria Eduarda Teixeira
Natalia Salim Saud







COMBATE À CORRUPÇÃO

 
Atualmente a sociedade brasileira vem se tornando cada vez mais corrupta. Isso é resultante de uma cultura que costuma valorizar mais a malandragem e a individualidade do que a honestidade.


O brasileiro não aceita bem as regras sociais. Diariamente vemos pessoas furando filas de bancos, falsificando carteiras para adquirir vantagens de estudantes e subornando policiais. O que nos leva a cultura da impunidade.


Quando o ser humano pratica a corrupção, ele acaba pensando apenas em si próprio, gerando uma árdua competição com seus semelhantes, esquecendo a compaixão que deveria existir entre eles.


Para formar um cidadão consciente é preciso que este tenha uma boa base desde a infância. A educação é extremamente importante nessa caminhada longa e decisiva para a formação do seu caráter ético.


Combater a corrupção é um grande desafio, visto que consiste em um processo difícil e que necessita da ajuda coletiva para ser realizado.


Danilo Franklin de Oliveira
Fernanda Fontes Borba
Manoela Bartholo Ferreira
Paula Hesselberg Damasco




CORRUPÇÃO BRASILEIRA



A corrupção brasileira é resultante de uma cultura que valoriza a malandragem e a individualidade. Atualmente os políticos desviam grande parte da verba destinada a construções de estradas, à saúde e ao ensino. O brasileiro não aceita bem as regras sociais e as desobedecem, roubando e desviando dinheiro, assim enganando seu país.


Cada vez mais as pessoas se tornam competitivas e esquecem a compaixão pelo próximo, desrespeitando as regras e só pensando em si mesmo. Eles acham mais importante ganhar do que participar e não se importam se sua vitória faz mal ao próximo.


É preciso formar cidadãos éticos desde a infância, ensinando o respeito e a educação para as crianças, para elas viverem em um mundo melhor, sem corrupção.


Através desse debate, chegamos a conclusão de que as pessoas cada vez mais se esquecem dos outros e só pensam em si mesmas. Para acabar com a corrupção devemos ajudar sempre os outros, devolver as coisas que não nos pertencem e não pensar só em vencer.


Bernardo de Sousa Ascoli
Bruno Cavalcante Decnop
Daniel Araujo Porto





CORRUPÇÃO

 A corrupção brasileira é resultante de uma cultura que valoriza a malandragem e a individualidade com cada um pensando em si e não nos outros.

O brasileiro não aceita bem as regras sociais porque ele sabe que no Brasil há sempre um jeito mais fácil de seguir, que vai desde “furar a fila” até “parar em lugares proibidos”, porque os brasileiros sabem que os seus atos ilegais não serão punidos.

Além disso, cada vez mais as pessoas se tornam competitivas e esquecem a compaixão pelo próximo, enganando os outros para tirar vantagem, não se importando com os demais, apenas com o benefício de si próprio, mesmo que este benefício prejudique os outros, como por exemplo: o desvio de verbas públicas no caso da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Os pais devem formar os seus filhos, fazendo com que se tornem cidadãos éticos desde crianças, ensinando o que é certo ou errado, como, nunca pegar o material do coleguinha.

Então para o Brasil virar um país honesto, não basta só ficar criticando ou falando “mais um ou menos um não faz diferença”, cada um tem que fazer a sua parte porque só assim o Brasil será melhor.


Cezar Felipe Lugullo 


Parabéns pelo envolvimento e pela presença de vocês!

 








Nenhum comentário: