"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Férias


"A vida necessita de pausas."
(Carlos Drummond de Andrade)

Do dia 13 ao dia 31 de julho, acompanhando o calendário escolar, interromperemos nossas atividades.

Desejamos a todos um bom descanso, muitos passeios em família, boas conversas, muitos sorrisos e leituras enriquecedoras!

Nossas sugestões de programação:



Teatro

Os Saltimbancos – Espaço Tom Jobim
Texto – Luiz Henríquez e Sergio Bardotti
Versão e adaptação – Chico Buarque
Direção – Maria Lucia Priolli

O musical conta a história de quatro animais que se encontram numa estrada. Fugidos de seus patrões por maus tratos, formam um conjunto musical e através desta união, conseguem ser felizes. Seguem então um caminho de liberdade, com harmonia e felicidade, rumo a um futuro melhor, onde o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas. Versão de Chico Buarque.


 

Rua Jardim Botânico 1008, Jardim Botânico
Sábados e domingos às 16 h
Até 14 de julho

Leia mais


Musical “Gonzagão - A Lenda” - Theatro Net Rio


Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
Dentre as mais de 50 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”. De acordo com a linha não dogmática de todo o espetáculo, o premiado diretor musical Alexandre Elias não ficou preso à estrutura básica do forró, que é sanfona-triângulo-zabumba. No conjunto de quatro instrumentistas que atua no palco, há, além do sanfoneiro (Rafael Meninão) e do percussionista (Rick De La Torre), um violoncelista (Daniel Silva) e um rabequeiro e violeiro (Beto Lemos).

SALA TEREZA RACHEL
Quinta a Sábado, às 21h e Domingo, às 20h.


Leia mais

LA VERITÀ - Teatro Bradesco

Uma incursão acrobática e teatral livremente inspirada na vida e obra do pintor espanhol Salvador Dalí. Assim é “La Verità”, espetáculo que a Companhia Finzi Pasca, da Suíça, traz ao país em junho. O grande destaque do espetáculo é uma tela gigante de 15mx9m, criada por Dalí nos anos 40 e desaparecida durante décadas. Restaurada, ela atua como cenário do espetáculo.

Estreia 13 de julho de 2013, sábado.



Leia mais


Exposição

Mostra “Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho”



Parte de uma das principais coleções de arte modernista e abstrata do Brasil está exposta  na mostra “Um outro olhar: Coleção Roberto Marinho” em cartaz até o dia 11/08 no Paço Imperial, no Centro. São 202 peças que pertenciam ao jornalista Roberto Marinho, fundador de um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil. Dentre as obras expostas, há trabalhos de artistas como Portinari, Guignard, Pancetti e Di Cavalcanti, adquiridas nos ateliês que frequentava ou em salões de arte a partir dos anos 1930. Até sua morte, em 2003, ele conseguiu juntar mais de 1.400 peças.

De 14 de junho a 11 de agosto de 2013
Paço Imperial: Praça XV de Novembro, 48 - Centro
Informações: 2215-1622 | www.pacoimperial.com.br


RIO DE IMAGENS: uma paisagem em construção - MAR

Rio de Imagens: uma paisagem em construção descortina um olhar sobre a representação da cidade ao longo de quatro séculos. A partir de cerca de quatrocentas peças — da cartografia ao vídeo, passando por pintura, gravura, desenho, fotografia, escultura e objetos de design —, a exposição enfoca a criação de um imaginário sobre a cidade, seus desdobramentos e transformações. São destacadas obras de arte que contribuíram para formar uma iconografia da paisagem carioca, por meio de uma seleção que vai do início do século 19 até os dias de hoje (sendo a maioria oriunda de coleções particulares, o que torna ainda mais especial a oportunidade de vê-las reunidas).

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5, Centro

Leia mais


Contação de Histórias no CCBB


A Ciranda da Palavra - Dia 20/7
Silvia Castro traz histórias de autores consagrados da Literatura Brasileira. Com “Maria vai com as outras”, de Sylvia Orthof, vamos conhecer uma ovelha cheia de opinião, mas que nunca as expressava. Já em “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, veremos o encontro de uma menina e um coelho. Em “O Menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros, faremos uma viagem poética… Todas as narrativas entremeadas com canções do folclore brasileiro… Para dar o tom, a narradora se apresenta acompanhada pelo músico Dininho Silva.


Histórias de Reinos Distantes - Dia 21/7
Neste novo espetáculo Ilana Pogrebinschi narra três histórias curiosas sobre princesas e reis. São contos tradicionais: dois brasileiros e um oriental que trazem a sabedoria antiga para os tempos modernos. A contadora utiliza colares de origami, colheres de pau, chapéus orientais. As canções são da tradição brasileira, judaica e renascentista e duas canções originais compostas para o espetáculo. A contadora, ao violão, é acompanhada por Luzia de Mendonça ao acordeom e percussões.

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
 


Ao ar livre

Piquenique no Parque Lage


O Parque Lage cativa os visitantes. Seja pela efervescência cultural da EAV, seja pela possibilidade de passeios no clima bucólico de sua área verde, onde destacam-se o lago e as ilhas artificiais, as pontes com trabalhos em rocaille, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores. Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques - o maior deles com capacidade para seis mil litros - abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros. Hoje, com bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas – que levam ao Cristo Redentor -, chafariz, áreas para piquenique e descanso, estacionamento amplo, além de seguranças locais, o Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza.

Rua Jardim Botânico, 414

Jardim Botânico
Diariamente das 8 às 17 horas

 Leia mais


Parque Nacional da Serra dos Órgãos


Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam. Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.

Bilheteria das 8 às 17 horas
Entrada no parque das 6 às 22 horas


Leia mais


De malas prontas - roteiros turísticos!

Conheça dez pontos turísticos que ajudam a compreender a História
(O Globo - Educação)


Professores listaram dez locais que guardam boas informações sobre a história do Brasil e do mundo. De Ouro Preto a Paris, conheça um sugestivo roteiro para quem quer relaxar sem se desconectar dos estudos, durante as férias.


Leia aqui!

Nenhum comentário: