"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cinema no Palavra!


Palavra Mágica indica!


"Eu não tenho coragem, coragem tinha meu filho. Eu tenho legitimidade." 
(Zuzu Angel)


"Através de nossas vidas nós criamos ações que resultam na multiplicação de reações."
(Stuart Edgar Angel Jones)


Ano passado, nossos alunos assistiram ao filme ZUZU ANGEL, de Sérgio Rezende, uma excelente aula sobre essa extraordinária mulher que desafiou o regime militar para denunciar o que acontecia no Brasil durante a ditadura.
Incansável na busca por seu filho, Stuart Angel, Zuzu exigia respostas e justiça. Idealizou um desfile de protesto, em Nova-York, ampliando o alcance de suas palavras e o reconhecimento de sua luta. Suas modelos desfilaram estampas e bordados que mostravam manchas vermelhas, pássaros engaiolados, motivos militares ridicularizados. Em quase todas as peças, seu filho fazia-se presente na figura de amordaçados e feridos.
Sua voz foi calada no dia 14 de abril de 1976. Zuzu morreu na saída do então Túnel Dois Irmãos, hoje rebatizado com o seu nome. Durante anos a ditadura sustentou que sua morte havia sido acidental, versão que foi totalmente desfeita. Zuzu foi assassinada.


Em São Paulo, indicamos:


Exposição Ocupação Zuzu



A exposição é abrangente e retrata tanto a criadora de moda singular que foi, como também a mãe que transformou o desaparecimento do filho, Stuart Angel, militante do MR8, preso e morto pelo regime militar, em batalha e arte. Entre as atrações, croquis inéditos, que apresentam o processo criativo de Zuzu, e um material audiovisual de grande valor histórico, como trechos do desfile de protesto, realizado em Nova York. 


“Ocupação Zuzu”
De 01/04 a 11/05
Entrada gratuita
Itaú Cultural: av. Paulista, 149, Bela Vista, SP
Informações: (11) 2168-1777


Nenhum comentário: