"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Grupo Estrela Guia - Terça 18h




O que é a leitura para você?

Ler livro, textos, frases ou até mesmo pessoas, antes era algo quase impossível para mim. Era complicado, entediante, livro chegava a ser um objeto sonífero.

Agora ler se tornou mais divertido, simples, sincero, algo que me desperta. Ler livros, agora é mais do que possível, agora meu limite é o céu.

Meus hábitos nunca foram muito ligados a leitura, no máximo eu lia um gibi. Nunca fui fã de livros, mas agora procuro ler mais, pois sei que eles um dia me ajudarão mais do que tudo neste mundo.

Quando era menor, toda noite, antes de dormir, minha mãe lia uma história para mim. De vez em quando, minha mãe contava algo que saia de sua cabeça, mas eu sempre adorava ouvir. 

A questão é que para mim ler é entrar em outra versão da realidade, é entrar na cabeça de alguém e descobrir as mais antigas lembranças de uma vida inteira.

Bruna de Moraes Pessoa



O que é a leitura para você? 

Há pouco tempo, eu tinha muita preguiça de ler, mas um dia eu resolvi tomar uma atitude. Então eu comecei a ler todos os livros que eu não tinha lido quando era pequeno. Agora estou lendo um livro mais para a minha idade: “Percy Jackson”. 

Na minha infância, minha mãe me contava histórias sobre mim e minhas aventuras em uma cama voadora. Meu pai, no almoço de cada dia, contava histórias sobre assuntos diferentes. Eu adorava! Todos os dias eu pedia para eles contarem uma nova história para mim. 

A leitura me ensinou a escrever bem melhor, me fez ver um filme dentro da minha mente e desenvolver meu pensamento. Ela mostrou-me grande parte de um horizonte de palavras que eu não conhecia, ou seja, aumentou o meu vocabulário. 

Eu acho que os livros são importantes, pois ensinam palavras novas, ensinam a escrever melhor e desenvolvem o cérebro. As pessoas para terem sucesso na vida, geralmente, precisam ler livros! Normalmente, para trabalhar precisamos fazer uma prova sobre a matéria e uma redação e a leitura dará mais segurança nessa hora. Eu espero que no futuro não sinta preguiça e continue a ler sem parar. 

Bruno Aguiar de Oliveira



O que é a leitura para você? 

Quando criança, minha mãe lia para mim pequenos livros, lia vários que tinham entre 10 e 12 páginas. 

Quando cresci, mais ou menos no segundo ano, ganhei um livro grande sobre dinossauros. Lia para tirar dúvidas sobre eles. 

Mais tarde, no quinto ano, comecei a ler livros de cem páginas, por causa da escola. Em uma viagem, no ano passado, minha mãe comprou um livro grande, mas de história em quadrinhos “Calvim e Haroldo”. No avião li a metade e o resto no trem. As últimas páginas falavam sobre neve e lá eu vi neve. Minha mãe comprou o livro de propósito, eu acho, né? Foi o primeiro livro pelo qual me apaixonei. 

No fim do quinto ano, comecei a ler “Como Treinar seu Dragão”. Adorei o livro e comprei o outro “Como ser pirata”. Terminei há uns seis meses. Este ano estou com o desejo de ler “A Casa das Orquídeas”, “Caçador de pipas” e de terminar de ler “A menina que roubava livros”. 

Eu concordo que os livros são muito importantes para aprendermos a escrever e termos conhecimentos gerais. Eu não gosto muito de ler, mas acho que ler ajuda muito na formação de um cidadão. 

Caio de Moraes Pessoa



O que é a leitura para você? 

O meu interesse por livro começou desde pequena, quando minha avó lia para mim. Eu tinha uma gaveta de livros na casa dela. Eu adorava dormir lá, pois eu gostava de escutar todas as histórias dos livros e as que ela inventava. Também era divertido brincar com ela. 

Quando aprendi a ler e a escrever, minha avó, que era professora, pedia para que eu mesma lesse os livros. Desde então, eu comecei a achar a leitura um pouquinho mais chata, pois as pessoas não liam mais para mim, então eu que comecei a ler para as pessoas. Eu sempre gostei mais de ouvir as pessoas me contando as histórias, do que de lê-las. Eu percebo que o que aconteceu comigo também está acontecendo com meus primos. 

Este ano eu mudei de escola e fui para uma que se chama Ph. Ela exige que compremos 4 livros por ano para lermos e depois temos testes deles. Três livros desses eu amei e, na minha opinião, valeria a pena ler novamente. O primeiro foi o “Escaravelho del diabo”, o segundo foi o “Menino sem imaginação” e o terceiro “Gente de Estimação”. 

Para mim, o livro nunca foi um destaque no meu dia a dia, mas eu gosto de ler e principalmente de escutar histórias de ação, aventura e suspense, 

Juliana Bourguignon Beiriz Monnerat



O que é a leitura para você? 

Desde pequena, eu nunca gostei de ler e escrever. No jardim de infância, as professoras passavam um carrinho cheio de livros e eu via todo mundo correndo para pegar os maiores. Eu ficava cheia de inveja, porque eu sempre quis ter o prazer de ler, mas não tinha, então acabava pegando os menores livros. 

Quando eu fui crescendo, na escola fui tendo um pouco de dificuldade em redação, então uma amiga me recomendou o Palavra Mágica e foi a melhor coisa para mim. No Palavra Mágica, por enquanto, eu consegui melhorar na escrita e, por minha conta, estou correndo atrás de ter o prazer em ler. 

Mesmo eu não gostando de ler, acho a leitura uma das coisas mais importantes, porque com ela o seu vocabulário fica melhor e a sua leitura fica mais eficiente. A leitura também me ajudará no futuro a ganhar um emprego, a ter cultura e a ficar mais evoluída. Quando tiver um filho pretendo incentivá-lo a ler. Quero levá-lo em livrarias, para ele desde cedo pegar o gosto pela leitura e não passar pelo mesmo que eu passei. 

Marcella Haddad Simões



O que é a leitura para você? 


O prazer da leitura nasceu em mim quando as minhas amigas começaram a ler um livro chamado “Minha vida fora de série”. Todas elas disseram que era o máximo. 

Até então eu ODIAVA ler histórias. Eu pulava partes ou até folhas inteiras quando eu não me interessava. Na verdade, eu NUNCA me interessei, mas agora é DIFERENTE. 

A escritora da coleção “Minha vida fora de série”. a Paula Pimenta, depois lançou os números dois e três. Eu também gostei muito. Depois eu comecei a ler “Fazendo meu filme” da mesma autora, que lançou os números dois, três e quatro. Eu já estou lendo o quatro. Todos os livros têm entre quatrocentas e seiscentas páginas, e eu consigo ler com facilidade. 

Agora eu vejo a importância de ler livros. Porque quando eu vejo um livro que parece ser legal eu procuro me informar sobre ele, perguntando para as minhas amigas ou lendo a sinopse, e fico logo animada para comprar, porque EU ADORO LER LIVRO! 

Marina Pataro Costa




O que é a leitura para você? 

Meu despertar como leitor aconteceu no primeiro ano na biblioteca da escola, mas não lembro qual foi meu primeiro livro. Aos 9 anos, eu li um livro ótimo: “Percy Jackson e o ladrão de raios”, mas minha irmã me contou o resto da saga, então o 2º livro perdeu a graça e eu parei de ler. 

Eu só lia os livros da escola até este ano. Há alguns meses, me apeguei aos quadrinhos, é um jeito rápido e bom de ler. Gosto de quadrinhos da “Marvel” e “DC”. Depois disso, eu comecei a ler livros sobre o mesmo assunto. 

O que mais me comove na leitura é como minha irmã gosta de ler livros e quão rápido ela lê. Eu queria ler como ela, tenho a vontade de ser um leitor. 

A melhor parte de ser um leitor é que sua cultura, conhecimento, escrita e gramática ficam melhores, dependendo de como e quanto você lê. E isso te ajuda em vários afazeres. Eu vou tentar aos poucos ler mais, até ter a vontade de ler como minha irmã. 

Renato Ribeiro Abreu Neto



Nenhum comentário: