"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Grupo No Mar de Ideias - Quinta 18h







O que é a leitura para você?


Quando eu era criança, lia livros como os da série “O diário de um banana” e “Nate”. Eles eram divertidos e a leitura era algo que fazia quando queria passar o tempo, pois não tinha tantos afazeres e tarefas.

Atualmente, tenho dificuldade para saber qual gênero de livro eu gostaria de ler. Até porque meu tempo está muito tomado pelos estudos e por cursos. Então, quando tenho tempo livre, aproveito ao máximo, indo à casa de amigos, a clubes e praias. 

Embora com todo o tempo tomado, tentarei dar chances a alguns textos como crônicas, livros de ação, narrativas policiais e comédias. Espero algum dia ser surpreendido por um deles e ter uma boa leitura, que me leve a ser mais amigo dos livros.

Arthur Alves Poustka



O que é a leitura para você? 

Ler é poder se imaginar em uma outra realidade. É se desligar do mundo real e adentrar em um mundo completamente novo, onde você pode se transformar em uma personagem. 

Quando era mais novo, minha mãe sempre estimulou o meu hábito de leitura e lhe sou grato por isso. Hoje, gosto muito de ler e aprecio literatura infanto-juvenil e crônicas. Também tenho costume de ler notícias de jornal, para me manter informado sobre o mundo atual. 

Leio muito rápido. Já cheguei a ler um livro grosso em apenas um final de semana! Em meu modo de ver, ler é saudável, aprimora conhecimentos lingüísticos e textuais e é um bom passatempo. Então, por que não ler? Já que ler tem tantos benefícios, vamos todos pegar um livro e tentar mudar o mundo! 

Gabriel Luiz Ramos Couto de Souza





O que é a leitura para você?
João Lucas de Almeida Rodrigues

Para mim, a leitura
é uma atividade prazerosa,
O lugar onde eu leio é o meu cantinho,
Um local de descanso

Começar a ler um livro
é como ligar a TV da imaginação
Ler é realizar aventuras
que não posso viver ou não experimentei ainda

Ler é como se desligar do mundo real
e entrar em um universo paralelo
onde você é diferente, tem outras características
E encontra outras formas de agir



O que é a leitura para você? 


O costume de ler não é algo muito recente na minha vida. Por volta dos oito ou nove anos, descobri a magia de escolher um livro e decidir lê-lo. É viciante a sensação de se sentir vivendo a história, e perceber o que a personagem passa. É como se desligar de um mundo e se ligar em outro, que parece real, mesmo sendo fictício. 

Acho lindo estantes cheias de livros. Acho ainda mais bonito quando as lombadas das obras colorem um móvel, que antes era tão sem graça. Empolga-me o fato de saber que naquela estante, posso encontrar tantos mundos diferentes. 

E são nesses mundos que eu me perco, que minha mente viaja e começo a fazer o que eu mais gosto que ela faça, que ela imagine. A leitura é algo essencial, e desejo que todos possam ter acesso a algo tão bom. Desejo que todos possam estar em vários mundos, mesmo ficando em um só. 

Lívia Moreira Sampaio Barros



O que é a leitura para você? 


Ler, para mim, não é um grande desafio. Interesso-me por crônicas e outros estilos de textos mais curtos. A leitura, na minha opinião, não pode ser forçada, deve ser realizada por vontade própria. 


O hábito de ler deve ser incentivado desde a infância, para que não se torne algo maçante ou obrigatório na adolescência. 

Lembro-me que, desde criança, ouvia histórias contadas por minha avó que, com muita criatividade, narrava e inventava aventuras, suspenses e até terrores em forma de “historinhas” para me fazer dormir. 

Tudo isso alimentou minha infância e até hoje alimento a minha imaginação ao recordar esses bons tempos. Os momentos proporcionados pela leitura marcaram a minha vida e espero que continuem nela até o fim. 

Lourenço Sertã de Almeida



O que é a leitura para você? 

A leitura para mim é a possibilidade de se teletransportar para outro mundo. Desde pequena, lia e me imaginava dentro da história. Quando mais jovem, não gostava muito de trocar o tempo de televisão para ficar lendo, mas agora até me esqueço quantas horas já passei no mundo da literatura. 

Para mim, o livro precisa me cativar do começo ao fim. Não me dou muito bem com livros de romance, muito melosos, e nem gosto de biografias. Prefiro livros de mistério, com detetives resolvendo casos complicados e instigantes e amo ler quadrinhos, não os brasileiros, mas sim os de super heróis. 

Maitê Salim Saker Santos Lima



O que é a leitura para você? 

Eu não gosto muito de ler, prefiro ver TV, jogar futebol, conversar ou dormir. Eu não me interesso muito pela leitura, pois acho essa atividade um pouco entediante. 

Ler livros não me interessa muito, pois eles, não tem movimento e nem som aparente. Ao ver TV, sinto o áudio e o movimento da cena. A tecnologia me chama mais a atenção do que um livro, cujo único som e movimento que possui é quando viramos a página. 

Pedro Paulo Vivas de B. Pimentel



O que é a leitura para você? 

Ler para mim é colocar meus pensamentos nas palavras de outra pessoa. Ler é prazeroso, porque me enche de cultura e me dá estrutura para formar minhas idéias, ou seja, descobrir quem eu sou. 

A leitura apresenta diversas realidades diferentes, mostrando a beleza de cada uma. A leitura ensina as pessoas a aceitarem e entenderem umas as outras. E é por isso que eu gosto muito de ler. 

Quanto mais eu leio, mais curiosidade eu tenho pelos livros. Pretendo que cada vez essa curiosidade aumente mais e junto com ela a minha imaginação. 

Sofia Piñeiro de Marsillac





Nenhum comentário: