"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Grupo Pássaros da Coragem - Terça 9h





O que é a leitura para você?


Para mim, ler é fundamental. A leitura estimula nosso cérebro, nos ajuda a fazer amigos de confiança. O livro é um amigo!

Tem pessoas que ainda não adquiriram o valor da leitura e dizem que é entediante ler, mas isso é coisa deles, pois nós gostamos e somos felizes assim.



Não importa a idade indicada do livro, se ele nos satisfaz é bom. O meu livro atual é indicado para pessoas de 12 anos, mas não me importo. O meu livro é o mangá, um gibi japonês que tem vários temas: Ninja é do Naruto, Pirata é o meu One Piece e tem até mangá que é de drama. Ele é muito importante para mim, agora quero cumprir meu sonho. Criar o maior mangá que já foi feito, superar o Naruto. 



Na minha infância, eu e meu pai líamos juntos. Mas meu pai era quem mais lia para mim. Quando eu aprendi sobre do, ré, mi, fá isso facilitou a minha leitura. Quando eu li minha primeira frase, minha vida mudou. Agora, eu e meu pai lemos juntos, cada um o seu livro.

Hoje em dia, estou com 11 anos e já leio sozinho, não só os mangás, mas outros livros de história ou de teorias sobre vários assuntos, como um livro com perguntas e respostas.

Eu adoro ler livros, é como se fosse um filho para mim e sempre será assim.

Bernardo Romero Velloso


O que é a leitura para você? 

Para mim, a leitura acontece quando você abre a sua mente para um livro. Não importa se ele tem ou não tem imagens, pois o seu pensamento pode refletir a história e você vai acabar criando uma imagem. 

Eu não leio qualquer livro. Eu prefiro livros engraçados, como “Querido diário otário”. Também gosto de gibis, como “Turma da Mônica” ou “Luluzinha”. 

Quando eu era pequena, minha mãe sempre lia para mim. Eu tinha três livros preferidos. O nome deles era “O que tem no mar”, “Marcelo marmelo martelo” e “Carlito”. 

Eu cresci e esqueci os livros por um tempo, mas senti saudades e peguei um para ler de novo. Eu comecei lendo livros pequenos. Agora estou lendo livros grandes e mais difíceis. Estar perto dos livros me deixa feliz! 

Gabriela Cabral Benicio Ribeiro


O que é a leitura para você?

Para mim, leitura é um mundo onde todos podem entrar, sem ter que pagar. Um mundo onde os mais corajosos ficam com a aventura, os mais românticos com o drama, os mais engraçados ficam com a comédia. Um livro pode alcançar não só os jovens, mas os idosos também.

Desde pequena, meu pai lia para mim. Muitas vezes lia a TURMA DA MÔNICA e, algumas vezes, outros livros infantis. Quando eu ia para casa da minha avó, sempre, antes de dormir, ela lia para mim. Se não tivesse livros, ela contava decor a história dos livros que já conhecia. 

A história que mais gosto hoje é TURMA DA MÔNICA JOVEM, porque tem mais maturidade, por exemplo: o CEBOLINHA não faz mais planos infalíveis.

Agora quero retribuir o favor do meu pai, lendo para o meu irmão! Espero que assim, como eu, ele também goste de histórias.

Isabela Estrella Silva 


O que é a leitura para você?

Para mim, ler é encher o cérebro de conhecimento, aprender coisas novas, incentivar a conhecer sobre pessoas, animais e, principalmente, palavras. Um exemplo de pessoa nova para conhecer pode ser Malala; de animais pode ser um dinossauro e de palavras podem ser: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e inconstitucionalissimamente.

O meu estilo de livros é de fantasias e de ciências com animais pré-históricos. Meus animais preferidos são os dinossauros, pois quando crescer serei paleontólogo e, desde pequeno, adoro saber sobre a sua existência. 

Minha mãe, quando eu era menor, lia para mim e foi a partir daí que comecei a gostar de livros e de ler e sempre que vou a uma livraria procuro um livro para comprar.

Iuri Gama Drumond


O que é a leitura para você? 

Para mim, a leitura é um jeito de entender o que uma pessoa sente. 

Eu amo todas as outras pessoas, por isso tenho um gosto pessoal por histórias verídicas, histórias que já aconteceram. Um exemplo de livro que quero ler “1808” que é um livro verídico, sobre as minhas matérias favoritas: Geografia e História. 

Um livro que é de criança mas realmente me impressionou foi “Otolina”, de Chris Ridell, é um livro que pode agradar tanto ao público infantil quanto ao público mais adulto. Também me interessou o livro “A escolha do mar” de Ruth Rocha. 

Quem me ensinou a ler foi a minha mãe, quem realmente me incentivou foi a minha mãe, mas também há várias outras coisas que meu pai me incentivou a fazer, por exemplo cantar e escrever músicas. Tem livros que eu adoro e livros que eu acho horríveis, uma decepção. Tem gente que sabe escrever.Tem gente que não sabe o que é um bom livro. Uma pena... 

Julia Paiva Machado


O que é a leitura para você? 

A leitura para mim é a porta do mundo da diversão e a chave são os livros. Os livros têm que ser lidos para que as portas se abram. Cada porta tem um tema: amor, drama, suspense, ação etc. Depende de você para abri-las. 

Desde pequena meu pai lê para mim e agora eu leio sozinha. Teve um dia que meu pai, quando me pegou na van, estava com um livro nas mãos. Este livro era “A menina que roubava livros” e eu perguntei se era legal. Ele disse que sim e eu perguntei qual era a história. A partir desse dia, ele passou a me contar tudo que ele lia ao longo do dia. 

É meio difícil de encontrar temas que eu goste de ler, mas eu já percebi que gosto de livros de ação e de adolescentes. 

Muitas pessoas dizem que livros infantis não são indicados para pessoas que já tem 10 anos, dizem que não posso ler. Eu acho uma bobagem! Livros são para todas as idades e é ridículo dizer que não são adequados. 

Livros servem também para criar laços de amizade e confiança entre pessoas. Porque você pode lê-los e depois emprestar para alguém que quer ler e assim ganhar mais amigos. 

Manuela Cardoso Marinho


O que é a leitura para você? 

Para mim, um livro é tudo. Eu gosto de livro de qualquer tema, mas nem todos. A minha mãe sempre lia um gibi ou livro infantil para mim, quando eu era pequenina. 

Numa noite, eu estava sem sono, mas já sabia ler. Eu chamei minha mãe para eu ler um livro para ela, mas quem acabou adormecendo fui eu! 

Logo no outro dia, eu tinha que fazer uma história na creche. Eu consegui fazer a história “A menina que comia os livros”. Foi bem legal e eu tirei dez e estava escrito “Excelente”. 

Hoje em dia, eu gosto de ler os gibis da Turma da Mônica, mas também outros livros. E até hoje eu leio para a minha mãe. 

Vitória Guilherme Santiago Figueiredo




Nenhum comentário: