"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Grupo Polinizar Ideias - Quarta 14h







O que é a leitura para você?

Ler para mim é como se fosse a paz em plena guerra mundial, é a esperança no meio desse mundo que está se afogando em tanta falta de compaixão, é a minha fuga para um lugar melhor.

Quando eu era mais nova, não dava aos livros seu devido valor, não gostava de ler. Pensava que ler era desnecessário e que não mudaria minha vida em nada. Mas isso acabou. 

Hoje sou apaixonada por livros, percebi o poder que eles têm. Descobri que o melhor ao ler é não saber o que está por vir ao virar a página, ter a sensação de que qualquer coisa poderá acontecer e sentir o friozinho na barriga.

Um recado para quem não gosta de ler:”Dê uma chance aos livros!” Eles irão lhe ensinar coisas que as televisões e computadores não ensinam.

Bruna Nalin Teixeira



O que é a leitura para você? 

Quando eu era criança, não gostava de ler, mas comecei a gostar de um livro, pois o meu amigo não parava de lê-lo. Então fiquei curioso e me interessei. Quando percebi, o lia todos os dias. O que aconteceu comigo naquela época fez com que eu me interessasse por alguns livros. 

No entanto, parei de ler e só voltei quando fiquei um pouco mais velho. Percebi que quando era criança adorava ler, mas quando eu cresci, o meu gosto mudou. Passei a gostar de ficção e aventura. Quando criança adorava ação e fantasia. Isso tudo fez com que eu me preparasse para entender melhor o que leio hoje em dia. 

Há pouco tempo, encontrei um livro que estava no armário da cozinha, Quando o abri, achei uma folha de árvore seca que estava guardada no livro. Li a capa e estava escrito “10.000 léguas submarinas”, queria saber como o livro era, então comecei a lê-lo e me interessei, porém não terminei. Depois vi o filme com o mesmo título. 

Não costumo ler, no entanto, quando encontro um livro que está perdido, me interesso, sempre fico curioso para saber sobre que tipo história contém. Por mais que eu não termine, eu leio. Todos os livros que já li, gostei. Eu só leio quando não tenho nada para fazer ou quando encontro um livro que me interesse. Sempre tento entender o livro, se não entendo, eu tento de novo. Espero encontrar um livro que eu goste de verdade. 

Geovane Bernardino de Oliveira



O que é a leitura para você? 

Quando era criança e tinha uns cinco anos, pedia ao meu pai para ler para mim livros que eu tinha interesse, pois não tinha aprendido a ler. Meu pai pegava uma cadeira que estava por perto, pedia o livro que eu tinha escolhido e lia para mim. Quando fui pela primeira vez na Bienal, meu pai me levou a um local cheio de livros para uma determinada idade e me incentivou a iniciar a leitura de uma série. 

Mais tarde descobri que a maioria dos livros que eu gostava eram do gênero humor ou gibis. Tempos depois, comecei a parar de ler. Então um amigo me desafiou a terminar um gibi com 700 capítulos. De início, achei sem graça, mas depois do 30º capítulo comecei a me interessar. No fim deste ano, pretendo colecionar todos os capítulos desta revista. Porém a previsão do final do capítulo está sendo estimada para mais de 1000 gibis. Até lá quero fazer as pessoas se interessarem por ele e se divertirem tanto quanto eu me diverti. 

Já consegui incentivar dois amigos, mas infelizmente um teve que parar a leitura, pois tinha que ler um livro de escola, e não conseguiria prestar atenção em nenhum dos dois. Gostaria de voltar a ler o gibi, pois me trouxe muita felicidade. Gostaria de encontrar mais livros com aventura. O bom de ler um gibi é que você nunca saberá o que virá pela frente e as imagens fazem com que as ações aconteçam na sua cabeça e fazem a história ficar mais divertida. 

Guilherme Bernardino de Oliveira



O que é a leitura para você? 

A leitura é uma ferramenta de aprendizado, mas, eu não gosto muito de ler. Eu só leio quando não tenho nada para fazer. 

Eu sempre vou à Bienal do livro com meus amigos e peço para o meu pai comprar livros. Ele me apóia, mas diz que tenho que lê-los. 

Gosto de ler livros de ficção e aventuras, que amigos me recomendam. Ao ler um livro, procuro me distrair e me divertir. Quando leio, gosto. Percebo que se passa um filme na minha cabeça. 

Um livro do qual gostei muito e que me fez até gostar mais um pouco de ler foi “Hobbit”, que achei melhor do que o filme. 

As novas tecnologias estão distraindo as pessoas e fazendo com que elas leiam pouco. Eu, por exemplo, só leio quando a internet cai. Mas quando leio, me concentro, me envolvo e me distraio com a história. 

Gustavo Bernardino de Oliveira



O que é a leitura para você? 

O momento da leitura, para mim, é quando eu paro com a minha rotina corrida. Ela representa a calma, a tranquilidade. Me lembra o carinho do meu pai, quando eu era pequena, que sempre lia para mim e meu irmão, na hora de dormir. Até hoje, meu pai continua me incentivando na leitura. Ele sabe bem o tipo de livro que eu gosto e o estilo da história. 

Eu gosto de livro com histórias verdadeiras e fatos reais. Histórias que a cada capítulo temos uma surpresa que me prende a leitura. 

Os melhores livros são aqueles que a cada página nos surpreendemos e nos emocionamos. Não importa seu tamanho e a quantidade de páginas. Ele deve ser bem escrito e, principalmente, ter uma boa história. 

Juliana Netto Silva



O que é a leitura para você? 

Meu relacionamento com a leitura é igual ao de uma tartaruga marinha perdida ao nascer diante do mar. O oceano é fundamental para sua vida, porém, o animalzinho não acha o caminho para a água, mesmo vendo seus irmãos chegarem a ela. Assim acontece comigo. A leitura é muito importante para uma pessoa, entretanto, não consigo achar a beleza nos livros, mesmo vendo as pessoas ao meu redor a encontrando. 

Desde pequeno, nunca fui chegado a ler livros. Embora a minha escola incentivasse os alunos a pegarem livros emprestados na biblioteca para ler. Eu sempre alugava um pequeno, pois eu tinha horror àqueles livros grandes com centenas de página. Isso me atrapalhou bastante a descobrir a tal beleza dos livros quando criança. 

Então eu fui crescendo e o colégio começou a pedir livros para ler em casa para fazer atividades pontuadas como resumos. Foi aí que eu comecei a ter contato com livros maiores, já direcionados ao público juvenil. E nunca houve um livro no qual eu realmente estivesse interessado em ler. 

Até hoje, nunca encontrei um livro que verdadeiramente me desse vontade de ler sem parar. Mesmo com meu pai comprando livros de vez em quando para eu ler, não consigo achar a tão desejada e encantadora beleza. Apesar de tudo, ainda tenho esperanças de um dia entender o que querem dizer quando falam que ler um livro pode ser mais mágico do que ver o próprio filme. 

Lucas Pereira de Souza Cretton



O que é a leitura para você? 

Eu acho que a leitura me conquistou quando eu fiz uma troca com o meu primo. Eu queria que ele me emprestasse seus livros da série dos “Jogos Vorazes”, mas ele não os encontrou, por isso ele me emprestou o primeiro livro da série do “Percy Jackson e os Olimpianos”. Logo depois, com ele mesmo, troquei meu violão por toda a série. Eu acho que foi aí que eu me apaixonei pela leitura. 

Aquele livro me encantou pela magia e pela aventura contidas nele. Assim como vários outros livros em que adolescentes fazem coisas absurdas e ainda conseguem viver a vida como uma pessoa comum. 

Esses tipos de livros têm trechos que me dão vontade de rir, de chorar e até de bater no autor de tanta raiva, por causa das maldades que eles fazem com o protagonista. E é por isso que eu sou praticamente casado com a leitura. 

Minha mãe tem uns livros de filosofa que não me atraem muito, pelo fato de eu não conseguir entender o que o autor quer dizer, mas em geral todo o tipo de leitura me atrai e, mesmo eu e minha mãe apreciando estilos diferentes da literatura, ela me incentiva muito a ler. 

Renan de Paula Leite


Nenhum comentário: