"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Grupo Universo do Conhecimento - Segunda 14h





O que é a leitura para você?

A leitura é um amigo distante, daquele tipo de amigo bem íntimo que permanece importante mesmo quando não vejo por um longo tempo. 

Quando eu era pequena, nem minha mãe e nem meu pai me apresentaram aos livros. Cresci nunca tendo grande interesse pela leitura, mas gostava de ler revistas sobre animais. Até que fui envolvida por um grande amor: “Diário de um banana”. Nunca tinha lido nada igual. Eu me encantei! Li por quatro dias. Um livro de cada vez da série. 

Quando o meu tempo ficou curto, eu parei de ler, não dava mais para continuar, mas senti saudades. 

Agora crescida não sou muito interessada na leitura, mas quando bato meu olho em uma notícia sobre biologia eu não paro de ler. 

Ana Luísa Vila Nova Câmara Salim Saker



O que é a leitura para você? 

O gosto da leitura tem que ser conquistado e ele ainda não me alcançou. Sei que ler é importante para auxiliar o aprendizado, desenvolver a criatividade e ajudar o leitor a adquirir cultura. Os fatos reais e as biografias me encantam e me levam a outro mundo, onde eu sou a personagem. Os clássicos nunca foram prazerosos para mim e a porta do outro mundo não se abriu com eles, por isso a magia não foi encontrada. A leitura criminal é minha melhor amiga. O suspense, as aventuras, a ação são as obras que têm me interessado. O foco não é perdido e a atenção é prestada. A dispersão só acontece quando a motivação do saber acaba ou não existe. 

Ana Vitória Cerqueira Mendonça



O que é a leitura para você? 

Para eu entrar em um livro, preciso de um empurrão a mais, embora livro em minha casa nunca falte. Essa ajuda eu sempre tive. Ao entrar em qualquer cômodo de meu apartamento, há livros. Quando já canso de ler os livros que eu já li, vou em busca de novas aventuras. Sempre ganhei impulsos de meus pais, nunca me negaram um livro, então faço a festa nas livrarias. Quando eu entro nas histórias, o meu mundo real para e só volta quando a história acaba. Mesmo assim, quando eu volto para ele, as coisas mudaram, porque eu mudei. 

Henrique Rocha Santos



O que é a leitura para você? 

Enquanto pequena, toda noite, ao me deitar, meu pai ia ao meu quarto para ler para mim as histórias em quadrinhos do Ziraldo. Mais tarde, quando aprendi a ler, experimentei vários livros, porém eu não me interessava muito. 

Durante esses 13 anos, foram poucos os livros que me marcaram, como por exemplo: “Jogos vorazes”, “O diário de uma garota nada popular” e os livros da série “Fala sério”, de Talita Rebouças. 

Para eu me interessar por um livro, prefiro que ele envolva romance, comédia ou até um pouco de drama. Mas, às vezes, eu começo a ler por causa de uma sugestão de algum amigo. Na maioria das vezes eu acabo gostando das indicações, porém não comento a história com ninguém. Ela vive dentro de mim! 

Isabela Souza Valle Cardoso Lopes



O que é a leitura para você? 

A minha relação com os livros não é nada fácil. Eu nunca entrei em uma livraria por livre e espontânea vontade, só quando a escola pedia ou eu era obrigada mesmo. Quando eu era pequena, minha avó sempre contava parábolas da bíblia para mim. O jeito como ela narrava as histórias, de um modo parecido com um suspense, influenciou muito a minha preferência por assistir séries como “THE WALKING DEAD”. Tal série, pela qual eu me interessei, me fez querer ler os livros que a inspiraram. O único motivo pelo qual eu desejava terminar os livros, era o fato de que eu queria saber as mortes que aconteceriam em cada história. 

Julia Ogata Zavarize



O que é a leitura para você? 

Leitura, similar a sofrimento, não se sabe se por conta do ódio natural, ou por conta do temperamento. Talento tem, mas não gosta de despertá-lo, talvez pela falta de incentivo dos responsáveis ou pelo seu desinteresse. Ao menos, essa falta de vontade e aversão não atrapalham em sua escrita, muito pelo contrário. Por essa falta de contato com os livros, sabe que escrever bem é uma grande batalha, mas sempre a vence, incentivado por uma ótima professora, Simone Mattos, que lhe ajuda a quebrar barreiras, toda santa semana, e se sente orgulhosa com o que vê no final. 

Luca Tinoco Mattos Brandão



O que é a leitura para você? 

Ler é um ato que nos enriquece, nos dá cultura e fertiliza nossa imaginação. A leitura é vida. Desde pequeno minha mãe me contava histórias e mesmo não tendo uma intimidade grande com os livros, sou competente e gosto de ler artigos e textos mais objetivos, sobre esportes e cultura geral. Não tenho uma intimidade grande com livros, porque não é minha atividade preferida, gosto de praticar esportes e de buscar muitas informações no Wikipédia e até nos jornais. 

A leitura não é algo que eu odeie, mas prefiro escrever, montar minhas idéias. O mundo é cheio de livros e letras, e eu de idéias! Escrever me permite interagir comigo mesmo! 

Ricardo Ferro Macedo Jr. 



O que é a leitura para você? 

Até os meus 10 anos de idade nunca gostei de ler, só que meus pais começaram a pegar no meu pé. Desde então começou uma luta para eu encontrar o estilo de leitura que eu gostaria. 

Depois de vários livros não terminados, descobrimos que eu gostava mesmo era de cozinhar. Os livros com que mais me identifiquei foram os que contavam histórias de pratos e temperos típicos de cada região do mundo. Até hoje, assim que os leio vou logo para a prática testar as receitas. O melhor de tudo é que eu posso contar a história do prato que fiz e surpreender a todos. 

Hoje leio por curiosidade e diversão, não mais por obrigação, porque com a leitura descubro novas técnicas e me divirto cada vez mais. Meu recado é: Encontre seu estilo de leitura preferido e também se divertida no mundo dos livros. 

Rodrigo Nogueira Macedo




Nenhum comentário: