"E a minha procura ficará sendo minha palavra."
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que é a leitura para você?


«Ser leitor é: gostar de estar sossegado e só esforçar os olhos e a cabeça para ficar a saber coisas que, magicamente, sem pincéis nem tinta, têm cor e forma e, sem projetor, têm movimento; é ser-se curioso, e gostar de seguir roteiros e de encontrar respostas; é ser infantil na abertura à fantasia e adulto no jogo dos sonhos escondidos; é o gosto da intriga, do enredo, da novidade e da descoberta; é o gosto dos nomes, das referências, das frases bem-dizentes; o gosto das palavras bem-soantes; o gosto da fuga, de ultrapassar o real pela fuga e lhe fazer uma espera mais à frente. Mas o desejo pela leitura, esse, não se ensina. Provoca-se. Desperta-se. Provoca-se a curiosidade, proporciona-se o agrado com o efeito de surpresa. Faz-se com que ler seja acontecer.»

Maria Almira Soares



No projeto O DIVINO EM NÓS conhecemos a história de Malala Yousafzai, uma jovem que não se deixou calar e lutou pelo direito de ir à escola. Convidamos nossos alunos para serem leitores da voz erguida por essa muçulmana do Vale do Swat. 

Após os encontros com os livros selecionados pelo curso, conversamos sobre como cada um de nós entra em contato com a leitura.

Nossos alunos, primeiramente, nos contaram suas experiências com os livros. Diante da riqueza dos relatos, pedimos que escrevessem textos respondendo a pergunta:

O que é a leitura para você?

Publicaremos a produção de todos aqui no blog.
Acompanhem!



Nenhum comentário: